domingo, 11 de dezembro de 2011

Um parecer sobre o futuro de Cabo Frio 

Por : Prof. Chicão

Entre 2008 e 2012

- Em 2008, os grandes responsáveis pela vitória de Marquinho Mendes, além do próprio, foram Paulo César e Jânio, que se recusaram a fazer uma aliança e preferiram vir sozinhos. Não ofereceram uma terceira opção à população. Ainda me lembro das frases que Rebel, então homem forte do PDT, dizia quando eu tentava aproximá-los: “Vc não conhece Paulo César”.
- Por outro lado, Paulo César sempre repetia para mim que Jânio e o PDT o tinham traído. Paulo César disse pelo menos duas vezes que a cúpula do PDT o forçou a entrar no PDT, o que o irritou profundamente.
- A partir da separação de Jânio e PC, ficou fácil adivinhar o que ocorreria. Com a rejeição de Alair à época beirando os 30 %, Marquinho, com uma grande aliança partidária, bastava não fazer besteiras e seria reeleito. A única coisa que ninguém esperava era a diferença de 15 mi votos, que na época classifiquei como uma vitória bonita, mas que hoje sabemos como se deu.
- Uma semana ou duas antes da eleição escrevi uma coluna dizendo quanto Alair iria ter naquele pleito: 35 %. Teve 36 %. Logo, Marquinho pegou votos de Paulo César e Janio, não dele,
- O principal prejudicado nessa eleição de 2008 foi o PDT. O partido tinha dois vereadores, mas ficou sem nenhum. Jânio foi pra Búzios e o partido ficou à mingua em Cabo Frio, coisa que levou Rebel a abandonar o partido. Um pouco depois, o senhor Gilmar, de Tamoios, também abandonou o partido falando cobras e lagartos de Jânio. Hoje ele está de volta e acha Jânio a reencarnação de Jesus.
 - Hoje, quatro candidatos se apresentam, mas o cenário é totalmente diferente. A rejeição de Alair desabou, a de Marquinho foi para o céu. Marquinho não será candidato e a aliança partidária do governo será bem menor. Jânio e Paulo César teimam em vir separados novamente, mas desta vez Jânio é deputado e pode ter parte das máquinas estadual e local a seu favor.

- Outras coisas são diferentes de 2008. Aposto quanto vcs quiserem que Tamoios não será mais curral do governo e que as igrejas também não. A quantidade de crimes eleitorais necessários para reverter isso podem ser escândalos de grandes proporções.
- Novas candidaturas como a de Froilam podem tirar votos de todos, não só dos governistas. O PSOL poderia ter uma votação surpreendente, mas não consegue ainda construir um discurso que o diferencie claramente dentre o eleitorado progressista.
- Jânio e Alfredo dividem parte do mesmo eleitorado, assim como PC e Alair também dividem. Mas o sentimento na cidade é que o governo não tem mais jeito e mesmo os programas sociais não empolgam mais, pois todos sabem que são eleitoreiros e serão cortados, como em 2008 muitos deles o foram (cestas básicas, bolsas de estudo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário