sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Ministro diz que não há como impedir mortes durante as chuvas de verão

Só em São Paulo, 29 mil casas estão ameaçadas pelas chuvas de verão. Com a chegada da época das tempestades, o perigo aumenta.



Todo verão, brasileiros morrem vítimas das chuvas, vítima da falta de planejamento para enfrentar temporais. Quem diz isso é o próprio governo. As palavras são do ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, que disse na quinta-feira (15) em uma audiência do Senado: “Morrerão pessoas neste verão e nos próximos. Nós não vamos ter um sistema capaz de impedir vítimas”.

O ministro disse que o clima mudou, as ameaças são maiores, que não há tradição em retirar comunidades inteiras de áreas ameaçadas e que faltam até geólogos para mapear áreas de risco. Na quinta-feira, faltando uma semana para o início do verão, o governo federal lançou um programa para diminuir o impacto das chuvas, que já estão chegando e deixando vítimas pelo país.

Começou há 30 anos, e a vila cresceu debruçada no córrego. Quando chove forte a água sobe em minutos e leva o que esta no caminho, inclusive casas inteiras. A mulher de 28 anos que morava no local não teve tempo de correr e ficou debaixo dos escombros. Foi socorrida por vizinhos.
O medo daquele minuto em que tudo desabou ainda está nos olhos do repositor de mercadorias Ernani Rodrigues da Cruz. “Só de salvar a vida das minhas filhas e tudo, para mim foi demais. Aconteceu nada, ninguém morreu, não machucou ninguém”, contou.

Os machucados estão nas casas, rachadas por dentro e por fora. As que não caíram podem ruir a qualquer momento. Quase todas as casas estão em perigo. Os moradores continuam vivendo no local. Em uma casa, dois cômodos inteiros desabaram. A placa de concreto marrom era o piso do quarto das crianças. Na casa ao lado, a parede da lavanderia está pendurada.

“É um desespero, porque agora a gente só fica imaginando o que a gente vai fazer. Não tem para onde ir, a gente vai ter de se virar em dois cômodos, não tem mais a cama dos meus filhos, não tem mais roupa, não tem mais nada”, comentou uma senhora.
O ultimo levantamento feito pela prefeitura de São Paulo mostrou que existem 29 mil moradias em situação de risco na capital paulista. Com a chegada da época das tempestades, o perigo aumenta.

Na quinta-feira (15), choveu em cinco horas, o que era esperado para cinco dias. Vários pontos de alagamentos trouxeram problemas para a capital e região do ABC. Mesmo com as casas interditadas pela Defesa Civil, os moradores resistem.
“Medo a população tem muito, mas vai fazer o quê? Vai para onde? Vai tirar daqui e vai para onde?”, indagou o vigilante David Francisco de Oliveira. “Vou aguardar a próxima chuva, ficar distante da parede e rezar para não cair. Sair eu não vou, por que eu vou para onde com meus filhos?”, perguntou a dona de casa Vanessa da Silva Dias.

Em Brasília, o Ministério da Integração Nacional apresentou na quinta-feira (15) um programa para enfrentar as chuvas de verão. “São 251 cidades brasileiras que apresentam elevados riscos e que nós estamos focados nessas cidades, trabalhando em parcerias com os estados e com os municípios para que a gente possa ter uma capacidade melhor de enfrentar para proteger melhor nossa sociedade”, afirmou o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho.

Na primeira etapa do programa lançado, 26 municípios com alto risco de deslizamentos e inundações vão receber alertas com base em informações de institutos de meteorologia.

Fonte : Bom dia Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário