terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Alair Correia

 

POR ONDE CAMINHEI – CONSTRUÍMOS QUATRO DOS CINCO HOSPITAIS EXISTENTES NA CIDADE


Hospital do Jardim Esperança
Hospital do Jardim Esperança

Os moradores do Bairro Jardim Esperança, um dos mais populosos de Cabo Frio, também têm motivos para comemorar. A construção do novo hospital no bairro, equipado com aparelhos de última geração para proporcionar um melhor atendimento médico à população. O ambulatório conta com banco de sangue, sala de curativos, consultórios médicos e odontológicos, farmácia, Raio X, e posto de enfermagem. 

O pronto socorro foi dividido em duas unidades para que o atendimento infantil seja separado do adulto. Foram construídos consultórios de triagem, salas de higienização, área para nebulização, sala de gesso e 12 leitos para observação. E os cuidados não param por aí. O segundo andar foi destinado para a clínica médica composta por 8 enfermarias com 4 leitos cada, posto de enfermagem, isolamento e centro cirúrgico.

O centro cirúrgico é composto por duas salas de cirurgia, área de escovação, sala de estar e prescrição médica, vestiários masculino e feminino com banheiros, posto de enfermagem e sala para guarda de material médico. O projeto moderno atende a todas as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e Secretaria Estadual de Saúde (SEE). 

A obra, executada com recursos do próprio município, ainda prevê uma central de esterilização, cozinha industrial, refeitório, lavanderia, vestiários, almoxarifado, depósitos temporários de resíduos comuns e de resíduos infectados, central de gases medicinais, central de vácuo, central de GLP e pátio para estacionamento e serviços.

Hospital da Mulher
Hospital da Mulher

Inaugurado em novembro de 2002 pode-se dizer que o Hospital Municipal da Mulher é uma das principais conquistas da população de Cabo Frio. O hospital define bem a preocupação do meu governo com a saúde da mulher e da criança. Quando o inauguramos era moderno e arrojado, o prédio possui salas de pré-parto com boxes individuais para maior privacidade das gestantes, salas de parto com camas especiais, alojamentos conjuntos para manter o vínculo entre mãe e filho, centro cirúrgico e unidade neonatal montada com equipamentos de última geração para o atendimento aos bebês em situação de risco. 

Vários projetos eram desenvolvidos com as gestantes e os pais podiam acompanhar os primeiros cuidados com os bebês através do circuito interno de televisão. Outra vantagem do Hospital da Mulher era que as crianças já saíam da maternidade com a certidão de nascimento já que na unidade hospitalar foi instalado um Cartório de Registro Civil. Quando elaboramos o projeto, também nos preocupamos com o atendimento às mães cujos bebês precisam ficar internados na unidade neonatal e com a volta para casa em segurança. Para isso desenvolvemos dois projetos que faziam o maior sucesso. A Pousada Mamãe para hospedar as pacientes durante o período de internação dos recém nascidos e o Projeto Cegonha, que garantia o transporte da mãe e do bebê na volta ao lar.

Hospital de Tamoios
Hospital de Tamoios

Inaugurado em 1999 por nós, o hospital também conta com atendimento de emergência. Ao todo são 48 leitos, enfermarias, ambulatórios, farmácia e setor de Raio X . A unidade hospitalar foi totalmente adaptada pelas normas do Sistema Único de Saúde e atende às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância (ANVISA) e Secretaria Estadual de Saúde (SEE). Vítimas de acidentes de trânsito na Rodovia Amaral Peixoto também são encaminhadas para o Hospital de Tamoios e depois de receberem os primeiros socorros, dependendo da gravidade do estado de saúde, são transferidas para as unidades de saúde do primeiro distrito

A construção do Hospital de Tamoios foi muito comemorada pelos moradores pois se tratava de uma antiga reivindicação da comunidade. Algumas localidades que receberam novas unidades de saúde: SANTO ANTÔNIO, MARIA JOAQUINA, PRAIA DO SIQUEIRA, TANGARÁ, JACARÉ, SÃO JACINTO, MANOEL CORRÊA, CAJUEIRO, MONTE ALEGRE E PORTO DO CARRO.

Hospital de Urgência
O que se espera da saúde de um município? Em Cabo Frio, este questionamento era levado a sério. Além de melhorar o atendimento no segundo distrito do município com a construção de um hospital em Tamoios e de reforçar a saúde no primeiro distrito com a ampliação do Hospital do Jardim Esperança e a construção do Hospital da Mulher, o meu governo revolucionou a saúde com a construção do Hospital Geral de Emergência. 

O hospital foi construído, com toda infraestrutura, no Bairro São Cristóvão, onde funcionava o Posto de Urgência que, por ano, registra uma média de 11.500 atendimentos. Com a construção da nova unidade de saúde, o número de leitos foi ampliado de 12 para 32, o que representou um enorme ganho para a população cabo-friense. 

A grande novidade foi a criação da ala especial para o atendimento de emergência pediátrica, já que o hospital foi dividido em três setores com serviços especializados. Três entradas independentes: uma para a emergência pediátrica, outra para o atendimento de grande emergência para adultos (pacientes vítimas de acidentes) e o pronto atendimento, onde funcionam ambulatórios e salas de curativos, entre outros serviços, para os casos com menor gravidade. Se por um lado o hospital proporcionou um atendimento de melhor qualidade para os pacientes, por outro também proporcionou mais conforto, tanto para os usuários quanto para os funcionários. 

Os consultórios, salas de repouso, isolamento, Raios-X, banheiros e refeitórios foram planejados de forma a agilizar o atendimento. No setor de grande emergência para adultos até uma ala psiquiátrica foi reservada. Tudo para melhorar a qualidade de vida da população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário