terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Vacinação para conter surto de meningite começa na manhã desta quarta-feira

 

Nas clínicas particulares de Cabo Frio, a procura pela vacina mais do que dobrou nesta semana, e em algumas delas, já está em falta.

Está confirmado para a manhã desta quarta-feira (14) o começo da vacinação de bloqueio contra a meningite nos bairros Jacaré e Gamboa, em Cabo Frio. Um terreno na Rua Érica Ramos, no Jacaré, começou a ser preparado nesta terça para receber o Hospital de Campanha que será montado pela secretaria estadual de Saúde, para vacinar os moradores.

A previsão é que a população comece a ser vacinada a partir das 8h da manhã. Na terça, o secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, esteve em Cabo Frio para comunicar as estratégias de contenção da doença. De acordo com o secretário, a quantidade de casos de meningite registrados no Jacaré é três vezes superior ao normal, o que configura um surto localizado. Os moradores da Gamboa também serão vacinados pela proximidade com o Jacaré.

Segundo Côrtes, situações específicas, como de pessoas que trabalham ou estudam no bairro e moram em outros locais da cidade, serão analisados de forma particular. Quem tiver dúvida deve procurar o Hospital de Campanha ou a secretaria municipal de Saúde.

O Hospital de Campanha fica pelo menos até sábado no campinho da ONG Espaço Feliz. De acordo com a coordenadoria de Vigilância Epidemiológica de Cabo Frio, a vacinação será feita por ordem de chegada, sem divisão por idade. Para ser imunizado, o morador precisa levar o cadastro no Programa de Saúde da Família (PSF).

Mesmo com o anúncio da vacinação dos moradores de dois bairros de Cabo Frio, muita gente decidiu não esperar pelo governo. Nas clínicas da cidade, a procura pela vacina contra a meningite mais do que dobrou. Em uma clínica onde eram aplicadas aproximadamente cinco doses por dia, o número saltou para 40 doses nesta terça. A comerciante Leandra Rangel, moradora do Jacaré, pagou R$ 130 pela última dose que estava disponível na clínica para imunizar o filho de 14 anos. Já a secretária administrativa Paula Fingolo, que mora em São Cristóvão, também foi à busca da vacina, mas não encontrou. A próxima remessa só chega na quinta-feira (15).

do RJ INTER TV 2ª Edição

Nenhum comentário:

Postar um comentário