terça-feira, 13 de dezembro de 2011

 

Os lagos estão completamente escuros. Ver os peixes, só quando eles sobem à superfície para respirar ou comer.

do Bom dia Rio

 Em Cabo Frio, a Praça das Águas, na praia do Forte, tem chamado a atenção dos turistas e moradores. Inclusive, foi um morador que mandou um e-mail para a INTERTV falando sobre a cor da água: esverdeada!
Já virou hábito dos turistas alimentar os peixes nos laguinhos da Praça das Águas Uma atração, principalmente para as crianças.

Dar dar comer aos animais, só comprando os saquinhos com 100 gramas de ração para peixe, produto vendido por funcionários de uma empresa que presta serviços de jardinagem à prefeitura. Qualquer outro alimento é proibido. Mas só que além dessa diversão, a cor da água está chamando atenção de quem visita o local.

Os lagos estão completamente escuros. Ver os peixes, só quando eles sobem à superfície para respirar ou comer. Dos chafarizes, sai a água esverdeada. E as pedras decorativas da praça estão cheias de lodo.
Segundo os especialistas, a tradicional brincadeira de alimentar os peixes associada à falta de limpeza dos lagos está escurecendo a tonalidade da água. É que a ração se decompõe e se transforma em algas, o que tem deixado a água esverdeada.

O biólogo Paulo Sérgio Lacerda explica que as algas não são prejudiciais aos peixes porque há oxigenação na água. O problema é mais visual. E para não acabar com a brincadeira dos turistas, algo pode ser feito. Dona Marlene lembra que nem sempre a cor da água foi assim.

Sobre a limpeza, a prefeitura disse que estuda uma forma de clarear a água sem que os peixes sejam prejudicados. A manutenção é feita anualmente, sempre depois do verão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário