segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

VAMOS RELEMBRAR AS REALIZAÇÕES DE UM PREFEITO DE VISÃO E QUE PODE FAZER AINDA MAIS POR NÓS

FONTE :BLOG  ALAIR CORRÊA DIRETO
http://blogdoalaircorrea.com.br/wp-content/themes/mandigo/schemes/blue/images/banner_visao.jpg
 Canto do Forte
http://blogdoalaircorrea.com.br/wp-content/themes/mandigo/schemes/blue/images/re01.jpgNesse cantinho onde a água do mar costuma ser mais quente e mais calma, o meu governo realizou uma das obras mais importantes de urbanização da orla. O lugar foi totalmente urbanizado com a construção de estacionamento e padronização dos quiosques. Lá está localizado o Forte São Matheus, construído em 1620 para impedir a passagem de embarcações inglesas, francesas e holandesas que vinham em busca do pau-brasil. Construído apenas com cal e pedra, o Forte tem cinco compartimentos: o paiol, o alojamento, a sala de comando, a cozinha e a prisão. Hoje, é motivo de orgulho, tanto para a população quanto para os visitantes. Foi na minha administração que o Forte, tombado pelo Patrimônio Histórico em 1957, foi totalmente reformado. A casa, que servia de abrigo para os soldados, foi transformada em espaço cultural para a exposição de quadros e artesanatos de artistas locais. Uma iluminação especial, que muda de cor a cada estação, faz parte da paisagem deste monumento histórico, o que lhe confere e à cidade um charme singular.

 Desembarque de Transatlânticos
http://blogdoalaircorrea.com.br/wp-content/themes/mandigo/schemes/blue/images/re02.jpgA inclusão de Cabo Frio na rota dos transatlânticos que visitam o litoral brasileiro durante o período do verão projeta o município no exterior, além, é claro, de trazer mais recursos para a cidade. Para a chegada dos transatlânticos, desenvolvemos e executamos com recursos municipais um projeto de construção de uma estação de desembarque para os passageiros. Construída no final da Avenida Assunção para receber os turistas, a estação possui lojas para a venda de artesanato e produtos típicos, lanchonete, aduana, posto de informações e sanitários. Os passageiros desembarcam na Praia do Forte onde os transatlânticos ficam ancorados. Barcos especiais, disponíveis nos próprios navios, fazem o transporte dos turistas através do Canal do Itajurú até a Estação de Desembarque. Os turistas ficam aproximadamente doze horas em terra e, segundo dados da Embratur, gastam em média R$300,00 por pessoa. Cada navio tem capacidade para transportar aproximadamente 1.300 passageiros. O Island Escape foi o primeiro transatlântico a aportar em águas cabo-frienses abrindo a temporada de verão de 2004.

 Estação de Embarque de Turismo
http://blogdoalaircorrea.com.br/wp-content/themes/mandigo/schemes/blue/images/re03.jpg
Ao idealizar uma Estação de Embarque de Turismo, resolvi que iríamos construir a réplica da antiga estação de 1917, demolida em meados do século passado. A nova Estação foi construída no Boulevard Canal, no Centro de Cabo Frio e veio integrar o projeto urbanístico da cidade. O Terminal de Passageiros foi inaugurado em 2000 e propicia o embarque com mais conforto e segurança não só das pessoas que fazem o passeio marítimo pelo Canal do Itajurú até a Boca da Barra, mas também das pessoas que realizam esse trabalho. A Estação construída com recursos municipais é administrada pela Cooperativa dos Administradores da Navegação de Turistas e Passageiros. Agentes da Guarda Marítima, criada no meu governo, também trabalham no terminal fiscalizando o embarque dos passageiros e acompanhando os passeios para dar mais segurança à população.

 Boulevard Canal
http://blogdoalaircorrea.com.br/wp-content/themes/mandigo/schemes/blue/images/re04.jpg
No meu governo, a Avenida dos Pescadores, no Centro de Cabo Frio, ganhou novo nome e uma grande reformulação a partir de um projeto de revitalização. No Boulevard Canal onde, ao longo dos seus 800 metros, encontram-se as melhores opções de lazer e alimentação da cidade. O novo visual, inaugurado em 2002, chama a atenção de moradores e visitantes. Fachadas padronizadas e iluminação especial foram algumas das mudanças executadas às margens do Canal do Itajuru. A área ficou mais aconchegante com pavimentação das vias com calçamento intertravado pigmentado e cerâmicas esmaltadas de alta resistência. O projeto de paisagismo também deu mais charme ao Boulevard Canal, que em substituição à calçada de pedras portuguesas recebeu um deck avançado em 2 metros para o canal com a utilização de estrutura pré-moldada de concreto e madeira. A revitalização também contou com obras de infraestrutura de base do pavimento e da rede de drenagem de águas pluviais.

 Praça das Águas
http://blogdoalaircorrea.com.br/wp-content/themes/mandigo/schemes/blue/images/re05.jpg
Um passeio pela Praia do Forte, com certeza, não trará a mesma emoção. No último ano do meu governo, a praia ganhou uma praça muito especial, ponto de encontro dos casais apaixonados e lugar de reflexão e relaxamento para muitas pessoas. Situada em frente à Praia do Forte, possui um lago com 1,5 milhões de litros, com peixes de água doce, chafarizes, iluminação cromática e pedras cenográficas. O projeto arquitetônico da Praça das Águas também presenteou moradores e visitantes com jardins, pérgulas e estátuas em bronze de tamanho natural do jogador de futebol Leandro e do surfista Vitor Ribas, em homenagem aos principais desportistas cabo-frienses no cenário mundial. Construída em 2003, a Praça das Águas é uma das obras mais importantes da cidade e prova que o meu governo estava preocupado com o desenvolvimento do turismo e a qualidade de vida dos seus moradores.

 Deck da Praia
http://blogdoalaircorrea.com.br/wp-content/themes/mandigo/schemes/blue/images/re06.jpg
Construir uma nova cidade com a participação da população. O projeto de revitalização da Praia do Forte, a mais procurada da cidade, é um exemplo de que a opinião dos moradores é importante para o desenvolvimento municipal. Apresentamos o projeto de revitalização da Avenida do Contorno em audiência pública e conseguimos a aprovação da comunidade para a execução do projeto. O resultado foi elogiado por todos. Moradores e visitantes, que agora podem contar com um novo espaço com visual mais moderno e atraente desde a Duna Boa Vista até a Praça das Águas. Do outro lado do calçadão, onde estão localizados os bares e restaurantes, todos os estabelecimentos comerciais tiveram suas coberturas e fachadas padronizadas com arcos em estrutura metálica e cobertura em lona. Os pedestres ganharam um novo ponto de encontro já que agora podem desfrutar a paisagem da Praia do Forte com mais espaço e conforto. Na parte da Praia, foi construído um deck em madeira e calçadão de 740 metros revestidos com material elastroplástico colorido desenhado em curvas para dar mais charme à paisagem. A urbanização da Praia do Forte também contou com a construção de novas escadas e rampas de acesso para aumentar a segurança e conforto dos banhistas.

 Mirante do Arpoador
http://blogdoalaircorrea.com.br/wp-content/themes/mandigo/schemes/blue/images/re07.jpg
Uma obra que marcou o projeto Cabo Frio 500 Anos de História. O Morro do Arpoador, na entrada do Canal do Itajurú, marco de fundação da primeira feitoria portuguesa no Brasil, foi transformado num mirante. O Mirante do Arpoador ganhou jardins, muretas e acesso em madeira, possibilitando que turistas e moradores desfrutem com mais segurança de uma das paisagens mais bonitas da cidade. De um lado a Praia do Forte e o Forte São Matheus, do outro a Boca da Barra, onde a Lagoa de Araruama se encontra com o mar. O Mirante do Arpoador foi inaugurado em 15 de Novembro de 2003, durante uma cerimônia emocionante e inesquecível. Um grupo de teatro fez uma apresentação, organizada pela Secretária Municipal de Cultura, de como teria sido a chegada de Américo Vespúcio à Região.

 Mirante do Morro da Guia
http://blogdoalaircorrea.com.br/wp-content/themes/mandigo/schemes/blue/images/re08.jpg
O Mirante do Morro da Guia faz parte do Complexo Arquitetônico Nossa Senhora dos Anjos, bem próximo ao Centro da cidade. Lá, o visitante pode desfrutar de uma vista privilegiada. Inaugurado em 1997 por nós, o local teve o caminho de acesso construído com uma mureta de proteção e integrou o projeto arquitetônico a antiga caixa d’água que abastecia a cidade. O Mirante também ganhou, na época, um restaurante e uma área de lazer. A Capela de Nossa Senhora da Guia, construída em 1740, localizada no alto do morro, foi restaurada e hoje se transformou num dos principais pontos turísticos da cidade. Do alto é possível ter uma visão de 360º da cidade.

 Nova Ponte
http://blogdoalaircorrea.com.br/wp-content/themes/mandigo/schemes/blue/images/re09.jpg
Cabo Frio viveu um momento mágico e especial. A população e a administração municipal comemoraram todas as grandes realizações para o desenvolvimento da cidade. A construção da Nova Ponte é um projeto de vanguarda da engenharia civil que vai ficar para sempre registrado na memória dos cidadãos cabo-frienses. Construída sobre o Canal do Itajurú, tem 170 metros de extensão com um vão de 85 metros e largura de 12 metros. A obra idealizada pelo meu governo foi executada com recursos municipais e foi inaugurada em novembro de 2004. A Nova Ponte tem duas pistas de sentido único para quem chega pelo Bairro do Porto do Carro e segue em direção ao Centro de Cabo Frio. A ponte também recebeu uma ciclovia desafogando o trânsito na Ponte Feliciano Sodré e acabando com os engarrafamentos na alta temporada. Inaugurada  em 1926, na época, a Ponte Feliciano Sodré representava o maior vão livre do país. Durante décadas serviu à comunidade e foi a única entrada da cidade. Ela liga o Centro ao Bairro da Gamboa e vai continuar sendo usada como ponto de ligação entre os dois bairros, só que no sentido inverso ao da Nova Ponte.

 Instituto Médico Legal
http://blogdoalaircorrea.com.br/wp-content/themes/mandigo/schemes/blue/images/re10.jpgAo construir o prédio para abrigar o Instituto Médico Legal, IML, demos mais dignidade e conforto para os moradores de Cabo Frio, que antes da sua instalação na cidade, precisavam se deslocar até outros municípios para usar seus serviços. Localizado na Praça da Igualdade, no Centro, o prédio foi erguido ainda em 1986 quando fui eleito pela primeira vez para administrar Cabo Frio. O IML presta serviços na área de medicina legal, realizando necropsias, perícias e exames complementares necessários para o esclarecimento de processos policiais e judiciários. Na minha última administração, o prédio foi novamente remodelado e reformado a fim de melhorar o atendimento à população. O seu corpo técnico, formado essencialmente por médicos legistas, também foi ampliado. Fizemos ainda investimentos em equipamentos e veículos que eram mantidos com recursos do próprio município. Por ser um serviço técnico-científico à disposição da polícia e do judiciário, especialmente, o IML emite laudos que representam peças fundamentais nas investigações, inquéritos policiais e demais encaminhamentos jurídicos. O serviço se estende a todos os municípios da Região.

 Teatro Municipal
http://blogdoalaircorrea.com.br/wp-content/themes/mandigo/schemes/blue/images/re11.jpg
Localizado na Praia do Forte, é no Teatro Municipal, que se concentram os principais eventos culturais da Região dos Lagos. Com capacidade para 300 pessoas confortavelmente acomodadas num anfiteatro com ar condicionado eram apresentadas semanalmente peças e shows com artistas já consagrados e, ainda, abrindo espaço para grupos locais. A construção do prédio foi concluída em 1997 no meu governo, que também se preocupou com o desenvolvimento da cultura. A Secretaria Municipal de Cultura usava o espaço para divulgar a arte e formar novos talentos. Um dos eventos de maior sucesso foi o Festival Estudantil de Teatro que todos os anos movimentava os estudantes de várias escolas da região. Além dos festivais, o Teatro Municipal também servia de palco para espetáculos de dança, peças infantis e espetáculos de repercussão nacional.

 Praça do Turismo
http://blogdoalaircorrea.com.br/wp-content/themes/mandigo/schemes/blue/images/re12.jpgAndar pelas ruas de Cabo Frio era sempre uma surpresa. O atendimento e o cuidado com o turista começavam pela Praça Cristóvão Colombo, onde está localizada a Secretaria Municipal de Turismo. Construída no nosso governo em frente ao Algodoal da Praia, possui área de lazer com pista de patins, pérgulas, playgrounds e canteiros. Na Secretaria Municipal de Turismo o visitante encontrava todas as informações necessárias para passar dias agradáveis na cidade. A área de lazer no entorno da praça é o grande diferencial da obra. Moradores e visitantes passam momentos de lazer e descontração. Nos fins de semana o local se transformou em ponto de encontro para os casais e para as crianças que se divertem pedalando, patinando ou simplesmente no parquinho construído exclusivamente para elas. A decoração da Praça Cristóvão Colombo também conta com a participação do artista plástico Ivan Cruz, que desenvolveu esculturas de bronze representando brincadeiras de criança para enfeitar a área.
 Nova Prefeitura
http://blogdoalaircorrea.com.br/wp-content/themes/mandigo/schemes/blue/images/re13.jpgLocalizada na Praça Tiradentes, no Centro de Cabo Frio, construímos para abrigar 10 secretarias municipais das 20 existentes na nossa gestão, além do gabinete do prefeito e vice-prefeito, facilitando o acesso da população aos serviços oferecidos pelo governo municipal. A nova prefeitura é totalmente moderna com áreas para circulação de deficientes físicos, ar condicionado central para dar mais conforto aos funcionários e contribuintes. A fachada do prédio tem revestimento externo em policarbonato com um designer mais moderno e arrojado. Com uma área edificada em 2.200 metros quadrados.

 Bairro Manoel Corrêa
http://blogdoalaircorrea.com.br/wp-content/themes/mandigo/schemes/blue/images/re14.jpgO déficit habitacional sempre foi motivo de preocupação para a minha administração. Já em 1999 mostrei essa preocupação com a questão da falta de moradia na cidade e dei início ao Projeto Viver Feliz, com o objetivo de construir casas populares nas áreas mais carentes de Cabo Frio. Foi uma das propostas do meu plano de governo. O  projeto começou pelo Bairro Manoel Corrêa com a construção de 138 unidades habitacionais. As casas de 25 metros quadrados foram construídas com dois cômodos e banheiro. O projeto inclui ainda uma área de 6 metros em cada terreno para que, no futuro, os próprios moradores pudessem ampliar os imóveis. As unidades foram construídas com recursos do próprio município para dar mais dignidade aos moradores daquele bairro, um dos mais carentes de Cabo Frio. Quando assumi o governo, em 1997, os moradores do Bairro Manoel Corrêa conviviam com problemas de falta de infraestrutura e de saneamento básico. Hoje a realidade é outra. A população vive com dignidade e se orgulha do trabalho realizado no bairro. Ruas urbanizadas com calçadas, iluminação pública, áreas de lazer, escolas e saneamento. É o exemplo de governo preocupado com as questões sociais investindo em programas de qualidade de vida para a população. Antes, pelos barracos e valas negras, se chamava Favela do Lixo e hoje, com as mudanças, o nome é Bairro Manoel Corrêa. Não foi por acaso que os próprios moradores do local escolheram o nome do meu pai para denominar o seu bairro. Uma homenagem que muito me emocionou.

 Praça de São Cristóvão
http://blogdoalaircorrea.com.br/wp-content/themes/mandigo/schemes/blue/images/re15.jpgSão Cristóvão é um dos bairros mais populosos de Cabo Frio e os moradores podem contar com toda infraestrutura necessária. Além de escolas, agências bancárias, supermercados e um comércio desenvolvido com lojas de diversos setores, a população também tem espaço para o lazer. Inaugurada em 1997 no meu governo, a Praça de São Cristóvão foi construída numa área de 10.000m². O local é ponto de encontro dos moradores do bairro. A qualquer hora do dia ou da noite é possível aproveitar os atrativos locais. A praça tem três quadras poliesportivas, playground, palco para eventos, e contava também com um lindo chafariz que foi demolido pelo governo que me sucedeu e oito quiosques numa área exclusiva para alimentação. A garotada também se diverte na área cercada por jardins muito bem cuidados. Um bairro completo e muito familiar que, na minha administração, ganhou mais este atrativo.

 Batalhão da Guarda
http://blogdoalaircorrea.com.br/wp-content/themes/mandigo/schemes/blue/images/re16.jpgAo adquirirmos o prédio e transformá-lo em Batalhão da Guarda Municipal, que ganhou uma nova sede, mais moderna e espaçosa, abrigamos neste local a Coordenadoria de Trânsito e Segurança, o Departamento de Fiscalização e Postura, a Defesa Civil Municipal e a Guarda Marítima e Ambiental. Além das novas instalações no Bairro São Cristóvão, o Batalhão da Guarda ganhou ainda novos equipamentos e veículos. O lado humano também foi objeto de investimento por parte do meu governo, uma vez que os profissionais que atuavam no Batalhão da Guarda também participavam de diversos cursos de aprimoramento e capacitação sobre cidadania, direitos humanos, ética, trânsito, segurança pública e gestão ambiental. Os funcionários do Batalhão da Guarda foram profissionalizados e seus quase 500 servidores desempenhavam um importante papel na proteção do patrimônio municipal e no trânsito, bem como atuavam nas questões ligadas à defesa do meio ambiente e à segurança pública.

 Hospital de Urgência
O que se espera da saúde de um município? Em Cabo Frio, este questionamento era levado a sério. Além de melhorar o atendimento no segundo distrito do município com a construção de um hospital em Tamoios e de reforçar a saúde no primeiro distrito com a ampliação do Hospital do Jardim Esperança e a construção do Hospital da Mulher, o meu governo revolucionou a saúde com a construção do Hospital Geral de Emergência. O hospital foi construído, com toda infraestrutura, no Bairro São Cristóvão, onde funcionava o Posto de Urgência que, por ano, registra uma média de 11.500 atendimentos. Com a construção da nova unidade de saúde, o número de leitos foi ampliado de 12 para 32, o que representou um enorme ganho para a população cabo-friense. A grande novidade foi a criação da ala especial para o atendimento de emergência pediátrica, já que o hospital foi dividido em três setores com serviços especializados. Três entradas independentes: uma para a emergência pediátrica, outra para o atendimento de grande emergência para adultos (pacientes vítimas de acidentes) e o pronto atendimento, onde funcionam ambulatórios e salas de curativos, entre outros serviços, para os casos com menor gravidade. Se por um lado o hospital proporcionou um atendimento de melhor qualidade para os pacientes, por outro também proporcionou mais conforto, tanto para os usuários quanto para os funcionários. Os consultórios, salas de repouso, isolamento, Raios-X, banheiros e refeitórios foram planejados de forma a agilizar o atendimento. No setor de grande emergência para adultos até uma ala psiquiátrica foi reservada. Tudo para melhorar a qualidade de vida da população.

 Orla do Peró
http://blogdoalaircorrea.com.br/wp-content/themes/mandigo/schemes/blue/images/re18.jpgPensando em incrementar o turismo e melhorar a vida dos moradores, o meu governo desenvolveu diversas ações para melhorar a infraestrutura da cidade. Entre os investimentos destaca-se a urbanização da Orla da Praia do Peró, a única do Brasil com índice de poluição zero. Localizada entre o Morro do Vigia e a Ponta das Caravelas, além de seus encantos naturais, a praia está de cara nova, completamente urbanizada. Os tradicionais quiosques foram reunidos em duas praças de alimentação, em unidades padronizadas que trazem mais conforto e higiene para os banhistas e para aqueles que trabalham no local. A orla também ganhou calçadão decorado e nova iluminação. A obra foi realizada com recursos municipais durante a minha gestão. O desenvolvimento fez parte do nosso programa de governo que levou toda a infraestrutura que moradores e visitantes merecem.

 Avenida América Central
http://blogdoalaircorrea.com.br/wp-content/themes/mandigo/schemes/blue/images/re19.jpg
Foi a urbanização da primeira entrada de Cabo Frio a partir da Ponta do Ambrósio, realizada no meu governo. Localizada na estrada de Cabo Frio é o principal acesso ao município. Até 1997 tinha pista simples e registrava um alto índice de acidentes. A avenida também ganhou a minha atenção que decidiu num projeto arrojado duplicar seus 3,1 quilômetros. Esta é a marca de um governo que se preocupa com a qualidade de vida dos moradores e visitantes. A Avenida América Central ganhou pista dupla, novas calçadas e iluminação com superpostes. A obra foi recebida com muito orgulho pela população, principalmente pelos moradores do Bairro Praia do Siqueira, que utilizam a via diariamente. A avenida contou também com um canteiro central, nova sinalização e lombada eletrônica para controlar a velocidade dos motoristas. O número de acidentes reduziu e motoristas, pedestres e ciclistas circulam com maior segurança durante o dia e à noite, já que a iluminação com superpostes é mais um ponto positivo da obra.

 Orla do Siqueira
http://blogdoalaircorrea.com.br/wp-content/themes/mandigo/schemes/blue/images/re20.jpg
Ponto de encontro dos pescadores de camarão, a Praia do Siqueira foi totalmente urbanizada em 1998. O pôr-do-sol no lugar é um dos mais belos da região e ficou ainda mais bonito depois da obra de revitalização da orla. A praia passou por um processo de engorda com material dragado do fundo da lagoa. 1,1 quilômetro da orla da Praia do Siqueira foi urbanizado com pavimentação, drenagem, calçadão em pedras portuguesas, quiosques, posto de pesagem de camarão, construção de uma Praça de Esportes e iluminação com superpostes. A obra, que foi feita com recursos municipais, levou mais infraestrutura para o bairro. As crianças aproveitam a praça de esportes para jogar futebol. E os adultos curtem os quiosques da orla que servem aperitivos de dar água na boca. Conforto e qualidade de vida com segurança para a população. A vitória maior foi ver o esgoto tratado. Foram 40 anos de despejo de esgoto na praia, mas agora ela está liberada para banho e isto foi mais uma promessa cumprida pelo prefeito Alair Corrêa.
 Avenida Perynas
http://blogdoalaircorrea.com.br/wp-content/themes/mandigo/schemes/blue/images/re21.jpgSegurança e infraestrutura na Avenida Perynas, que dá acesso ao campus da Universidade Veiga de Almeida e às refinarias Ponta do Costa e Perynas. Diariamente a via é utilizada por centenas de pessoas e a urbanização foi feita com recursos do próprio município. Essa é mais uma obra realizada no meu governo, que sempre se mostrou preocupado com a urbanização dos bairros de Cabo Frio. A Avenida Perynas tem 1,5 quilômetros de extensão e ganhou ciclovia, calçadas e iluminação com postes metálicos.

 Canal do Parque Burle
http://blogdoalaircorrea.com.br/wp-content/themes/mandigo/schemes/blue/images/re22.jpg
Cabo Frio renasceu na minha administração. Mas organizar a cidade não foi tarefa fácil. Uma das primeiras medidas adotadas foi cuidar da infraestrutura. No nosso governo podíamos perceber o impressionante zelo pela limpeza e principalmente a atenção para o saneamento básico. Nos oito anos do meu governo todos os valões existentes na cidade foram canalizados. No Bairro Parque Burle uma grande obra foi concluída em 2002 com o fechamento de 1,4 quilômetros do valão com galeria de concreto armado. O valão é o principal coletor de águas pluviais e esgoto do município. A Avenida Victor Rocha, no seu entorno, também foi completamente urbanizada em pista dupla. A avenida ganhou ainda uma ciclovia, quiosques, praça e iluminação com superpostes.
 Estação de Tratamento de Esgoto
http://blogdoalaircorrea.com.br/wp-content/themes/mandigo/schemes/blue/images/re23.jpg
Com capacidade para tratar até 600 litros de esgoto por minuto, a Estação de Tratamento de Esgoto em funcionamento está possibilitando a balneabilidade das praias da Lagoa de Araruama como a Praia do Siqueira e a Praia das Palmeiras. A Estação de Tratamento de Esgoto foi construída em parceira com a Prefeitura Municipal de Cabo Frio, na minha gestão, e já na primeira fase de implantação, começou a tratar 5,5% do esgoto doméstico produzido pela cidade. Além da Estação de Tratamento de Esgoto, o projeto também inclui a construção de estações elevatórias em diversos pontos da cidade para funcionar como sistemas coletores e direcionar o esgoto para o tratamento na estação principal. As obras de saneamento são uma grande reivindicação da população e foram atendidas durante a nossa administração, que durante todo o processo, acompanhou de perto a execução do serviço de esgotamento sanitário realizado pela concessionária Prolagos.

 Escola de Segundo Grau – Jardim Esperança
http://blogdoalaircorrea.com.br/wp-content/themes/mandigo/schemes/blue/images/re24.jpg
Mais uma escola modelo inaugurada em Cabo Frio na minha gestão. Construída com recursos municipais e inaugurada em 2004, o Colégio Municipal Professora Elza Maria Bernardo é mais um sucesso na nossa administração. Além do Ensino Fundamental, a unidade de ensino também oferecia turmas do Ensino Médio (responsabilidade do Governo Estadual) e Ensino de Jovens e Adultos, como também oficinas profissionalizantes em diversas áreas, tais como modelagem de corte e costura, estamparia, manutenção de micro-informática e motores náuticos. Uma oficina multi-uso também foi idealizada. Na sala podiam ser realizadas diferentes atividades. A idéia era fazer com que os estudantes se ocupassem durante todo o dia. Após as aulas, eles participavam de oficinas. Os cursos também eram abertos para a comunidade. Além das oficinas, sala de atividade, 8 salas de aula, cozinha e refeitório, a escola também oferecia aos estudantes, uma biblioteca. A idéia era no futuro montar uma Empresa Júnior para que os alunos pudessem confeccionar uniformes escolares e cuidar da manutenção dos microcomputadores da rede municipal de ensino, gerando renda e emprego para a população.

 Nova Entrada de Cabo Frio
http://blogdoalaircorrea.com.br/wp-content/themes/mandigo/schemes/blue/images/re25.jpgUma obra arrojada que trouxe desenvolvimento para a cidade e conforto para moradores e turistas. Assim é vista a Nova Entrada de Cabo Frio. A obra veio complementar a Nova Ponte e oferecer uma outra possibilidade de acesso ao município. A nova estrada começa no trevo do Vinhateiro, em São Pedro da Aldeia e termina no acesso à Nova Ponte com a ampliação da Estrada dos Passageiros, em Cabo Frio. São duas pistas com 4 faixas, ciclovia nos dois sentidos, calçadas e iluminação com super postes numa extensão de 4,6 quilômetros. Para fazer esta obra tive, como prefeito, que tomar decisões importantes. Centenas de imóveis localizados na Estrada dos Passageiros que impediam a visão da lagoa foram desapropriados. Os moradores receberam as indenizações pagas com recursos municipais. Empresas foram contratadas para desenvolver os projetos de remodelação da entrada da cidade. A idéia era acabar com os congestionamentos principalmente na alta temporada e dar segurança aos ciclistas da região. Era o progresso chegando à cidade mais limpa e charmosa do Brasil.

 Hospital do Jardim Esperança
http://blogdoalaircorrea.com.br/wp-content/themes/mandigo/schemes/blue/images/re26.jpgOs moradores do Bairro Jardim Esperança, um dos mais populosos de Cabo Frio, também têm motivos para comemorar. A construção do novo hospital no bairro, equipado com aparelhos de última geração para proporcionar um melhor atendimento médico à população. O ambulatório conta com banco de sangue, sala de curativos, consultórios médicos e odontológicos, farmácia, Raio X, e posto de enfermagem. O pronto socorro foi dividido em duas unidades para que o atendimento infantil seja separado do adulto. Foram construídos consultórios de triagem, salas de higienização, área para nebulização, sala de gesso e 12 leitos para observação. E os cuidados não param por aí. O segundo andar foi destinado para a clínica médica composta por 8 enfermarias com 4 leitos cada, posto de enfermagem, isolamento e centro cirúrgico. O centro cirúrgico é composto por duas salas de cirurgia, área de escovação, sala de estar e prescrição médica, vestiários masculino e feminino com banheiros, posto de enfermagem e sala para guarda de material médico. O projeto moderno atende a todas as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e Secretaria Estadual de Saúde (SEE). A obra, executada com recursos do próprio município, ainda prevê uma central de esterilização, cozinha industrial, refeitório, lavanderia, vestiários, almoxarifado, depósitos temporários de resíduos comuns e de resíduos infectados, central de gases medicinais, central de vácuo, central de GLP e pátio para estacionamento e serviços.

 Canal do Jardim Esperança
http://blogdoalaircorrea.com.br/wp-content/themes/mandigo/schemes/blue/images/re27.jpgUma filosofia voltada para a qualidade de vida somada a projetos para o desenvolvimento, que na prática, transformaram a cidade. Esgoto a céu aberto? Sujeira nas ruas? Em Cabo Frio, a limpeza foi levada a sério. A cidade cresceu, mas o meu governo não se esqueceu de investir na infraestrutura. O Bairro Jardim Esperança, um dos mais populosos de Cabo Frio, está de cara nova. Ruas pavimentadas, calçadas, rede de águas pluviais e iluminação pública. O antigo valão do bairro, na Avenida Américo Gomes, é coisa do passado. Em 1998 os seus 800 metros foram canalizados por nós, que também construímos calçada, um canteiro central gramado, além  da pavimentação da avenida em pista dupla. A iluminação foi feita com superpostes. Uma obra importante para a população que passou a viver com muito mais qualidade de vida e não precisou mais conviver com os problemas do passado.
 Praça do Jardim Esperança
A população do Jardim Esperança só teve motivos para comemorar os oito anos do meu governo. Depois de urbanizar todas as ruas do bairro, construir novas escolas de ensino médio e fundamental e um hospital para melhorar o atendimento médico para os moradores, a prefeitura investiu no lazer. A construção da nova Praça do Jardim Esperança foi mais um motivo de orgulho. O local virou ponto de encontro para os moradores do Jardim Esperança e bairros próximos, como Reserva do Peró, Tangará, Caminho de Búzios e Monte Alegre. Ao todo são 16.000m² de área de lazer que contavam com três quadras de esportes, 10 quiosques, playground com parquinho para as crianças, pista de malha, pista de patins e área para eventos.

 Mercado de Peixehttp://blogdoalaircorrea.com.br/wp-content/themes/mandigo/schemes/blue/images/re29.jpgA pesca e a atividade salineira sempre foram importantes fontes econômicas na Região dos Lagos, principalmente em Cabo Frio, imprimindo suas marcas na cultura local. Núcleos de pescadores deram início a importantes bairros, como a Praia do Siqueira, Gamboa e São Bento. Visando beneficiar os pescadores e dar mais conforto, tanto para os profissionais quanto para a população, construí um Mercado de Peixe às margens do Canal do Itajuru. Com trinta baias, o mercado possibilita a venda de peixes e frutos do mar frescos direto ao consumidor em ambiente higiênico e adequado. No segundo piso foi construído um restaurante panorâmico onde o visitante pode experimentar a culinária local. Quem não quer atravessar a Ponte Feliciano Sodré de carro pode utilizar uma das comodidades também implantadas pelo nosso governo: a construção de  decks em madeira dos dois lados do Canal do Itajuru que possibilita atravessá-lo de barco.

 Escola Leaquim Schuindt
http://blogdoalaircorrea.com.br/wp-content/themes/mandigo/schemes/blue/images/re30.jpgContribuir para a formação de indivíduos críticos e participantes em uma sociedade de qualidade para todos. Assumi a prefeitura de Cabo Frio no ano de 1997, quando a Rede Municipal de Ensino contava com cerca de16 mil alunos. Através de uma atuante administração municipal, ao término do meu governo, já eram 28 mil matriculados nas 69 unidades de ensino. Algumas ampliadas, outras instaladas em prédios alugados e muitas construídas com recursos municipais. Este é o caso da Escola Municipal Vereador Leaquim Schindt, construída no Jardim Esperança para atender à comunidade de um dos bairros mais populosos da cidade. Inaugurada em 1999, a escola tem capacidade para atender a mais de 1.200 alunos. São 37 turmas entre Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos. Esta, uma oportunidade para aqueles que querem voltar aos bancos escolares e que não tinham oportunidade por falta de programas diferenciados que atendessem as necessidades dos estudantes com este perfil. A escola contava com toda a infraestrutura necessária. Um dos locais mais procurados pelos alunos era a biblioteca, que contava com um acervo variado, que possibilitava pesquisas e a formação de grupos de estudo.
 Orla do Portinho
http://blogdoalaircorrea.com.br/wp-content/themes/mandigo/schemes/blue/images/re31.jpgCabo Frio não é feita apenas de belezas naturais. Os cuidados com a limpeza e com a urbanização dos bairros eram levados a sério. Prova disso são as obras realizadas no Bairro do Portinho durante a minha gestão. Depois que todo o bairro foi urbanizado com a drenagem e o calçamento das ruas, construção de calçadas e instalação de nova iluminação, a prefeitura investiu numa obra de urbanização da Orla, que mudou completamente a cara do bairro. Quem chega ao Portinho se surpreende com as melhorias realizadas no meu governo. A principal avenida foi pavimentada, o calçadão ganhou pedras portuguesas, todas as ruas pavimentadas em piso intertravado e iluminação com superpostes. Construímos também quatro quiosques padronizados onde os moradores podiam passar momentos muito agradáveis observando uma das paisagens mais bonitas da cidade.
 Algodoal da Praia
http://blogdoalaircorrea.com.br/wp-content/themes/mandigo/schemes/blue/images/re32.jpgNo meu governo, a Praia do Forte ganhou melhorias e ficou mais bonita do que nunca com quiosques padronizados distribuídos pela orla, orelhões e banheiros públicos. A obra do Algodoal da Praia foi um desafio na minha administração. Para deixar a orla mais charmosa, a prefeitura teve de substituir os antigos quiosques de madeira que impediam a visão da praia por instalações padronizadas. Duas praças de alimentação foram construídas com 23 novos quiosques e dois banheiros em fibra de vidro. Conforto e higiene para visitantes e moradores que hoje se orgulham das transformações. A obra foi inaugurada em 1999 e fez parte de uma das minhas principais realizações à frente da administração municipal.
 Avenida Litorânea
http://blogdoalaircorrea.com.br/wp-content/themes/mandigo/schemes/blue/images/re33.jpgTodos os eventos realizados na cidade aconteciam lá. O Desfile das Escolas de Samba durante o carnaval, o Cabofolia, o Encontro de Motociclistas, o Desfile Cívico de 13 de Novembro e as comemorações do aniversário da cidade. Todos conhecem a sua localização. Moradores e visitantes que lotavam a avenida em cada um desses eventos. Construída logo após o Algodoal da Praia, num dos locais mais privilegiados da cidade, a Avenida Litorânea tem 650 metros de extensão. A largura da pista é um dos principais atrativos para a realização dos eventos. São 13 metros de largura que permitem um trânsito fácil para a praia. O calçadão foi construído com pedras portuguesas para seguir os padrões da Praia do Forte. A iluminação na avenida é com superpostes.
 Hospital da Mulher
http://blogdoalaircorrea.com.br/wp-content/themes/mandigo/schemes/blue/images/re34.jpgInaugurado em novembro de 2002 pode-se dizer que o Hospital Municipal da Mulher é uma das principais conquistas da população de Cabo Frio. O hospital define bem a preocupação do meu governo com a saúde da mulher e da criança. Quando o inauguramos era moderno e arrojado, o prédio possui salas de pré-parto com boxes individuais para maior privacidade das gestantes, salas de parto com camas especiais, alojamentos conjuntos para manter o vínculo entre mãe e filho, centro cirúrgico e unidade neonatal montada com equipamentos de última geração para o atendimento aos bebês em situação de risco. Vários projetos eram desenvolvidos com as gestantes e os pais podiam acompanhar os primeiros cuidados com os bebês através do circuito interno de televisão. Outra vantagem do Hospital da Mulher era que as crianças já saíam da maternidade com a certidão de nascimento já que na unidade hospitalar foi instalado um Cartório de Registro Civil. Quando elaboramos o projeto, também nos preocupamos com o atendimento às mães cujos bebês precisam ficar internados na unidade neonatal e com a volta para casa em segurança. Para isso desenvolvemos dois projetos que faziam o maior sucesso. A Pousada Mamãe para hospedar as pacientes durante o período de internação dos recém nascidos e o Projeto Cegonha, que garantia o transporte da mãe e do bebê na volta ao lar.
 Bairro do Braga
http://blogdoalaircorrea.com.br/wp-content/themes/mandigo/schemes/blue/images/re35.jpgUm bairro completamente urbanizado e novo. Um dos meus maiores sonhos. O Braga ganhou uma rede de esgoto independente da rede de águas pluviais e todas as ruas do bairro foram pavimentadas. Ao todo 14.500 metros de asfalto. Um marco da minha administração. As obras no Braga foram inauguradas em 2003. Rede de drenagem, esgoto, calçadas e ruas asfaltas, além, é lógico, de nova iluminação. Obras e mais obras. Esgoto a céu aberto é coisa do passado em Cabo Frio. Nos últimos oito anos da minha administração o bairro passou por várias melhorias. Os moradores não precisam mais conviver com o antigo valão que existia no bairro. Seus 800 metros, desde o trevo até a rodovia na entrada da cidade, foram manilhados. A avenida ao seu entorno também foi pavimentada. E os cuidados da administração municipal não ficaram por aí. Para deixar o bairro ainda mais bonito, foi construído um canteiro central arborizado. A prefeitura também providenciou a construção de calçadas e a iluminação foi feita com superpostes. Esta obra foi apenas uma mostra do que o prefeito Alair Corrêa estava planejando para o bairro, que hoje tem todas as suas ruas pavimentadas e pode contar com toda a infraestrutura necessária.
 Novo Fórum
http://blogdoalaircorrea.com.br/wp-content/themes/mandigo/schemes/blue/images/re36.jpgUma Cabo Frio mais moderna. Os moradores da cidade passaram a ter mais conforto com as novas instalações do Novo Fórum da Comarca de Cabo Frio. Nós desapropriamos um terreno no Bairro do Braga, localizado em frente à antiga prefeitura, em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro para a construção das novas dependências do Fórum. A Lei Municipal 1.694/2003, que concede a área ao Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, foi aprovada pela Câmara Municipal de Vereadores. A obra foi executada pela empresa Paulitec Construções Ltda., vencedora da licitação.
 Conjunto Educacional, Saúde e Lazer em Maria Joaquina
http://blogdoalaircorrea.com.br/wp-content/themes/mandigo/schemes/blue/images/re37.jpgNão são apenas os moradores do primeiro distrito de Cabo Frio que foram beneficiados com as obras de infraestrutura. Durante os oito anos da minha administração municipal, também investimos em melhorias para a população do segundo distrito. Os moradores de Tamoios ganharam novas escolas, ruas pavimentadas, iluminação com superpostes, hospital e urbanização da orla. Em Maria Joaquina a prefeitura beneficiou os moradores com a construção do Conjunto Educacional, de Saúde e Lazer. Construído na principal rua do bairro, conta com um posto de saúde com módulo médico de família, uma praça com playground, área de lazer e quiosques. O conjunto tem ainda uma escola com oito salas de aula, biblioteca, sala de vídeo e quadra poliesportiva com grama sintética. Os alunos ganharam um ônibus exclusivo para o transporte até a escola e todas as ruas no entorno do complexo foram pavimentadas.
 Orla de Unamar
http://blogdoalaircorrea.com.br/wp-content/themes/mandigo/schemes/blue/images/re38.jpgQuando nós implantamos o projeto Prefeitura Perto de Você no segundo distrito, anunciamos que iríamos transformar Tamoios, oferecendo à população local e aos turistas o mesmo padrão de qualidade dos serviços públicos disponíveis no primeiro distrito do município. A reurbanização da Orla de Tamoios faz parte de uma série de melhorias que a prefeitura realizou no local. Foram urbanizados seis quilômetros da orla do 2º Distrito com pavimentação asfáltica, calçadão revestido em pedras portuguesas, construção de quiosques padronizados nas praças de alimentação e iluminação em super postes, um dos mais modernos sistemas de iluminação utilizados em vias públicas no país.
 Orla de Tamoios
http://blogdoalaircorrea.com.br/wp-content/themes/mandigo/schemes/blue/images/re39.jpgAo todo foram instalados 150 superpostes com 17 metros de altura e duas pétalas com lâmpadas de dois mil watts. Do lado da praia a novidade fica por conta dos refletores de dois mil watts cada, direcionados para a orla, que permitem banhos e atividades esportivas à noite. O sistema de iluminação é acionado através de fotocélula que liga as luzes assim que escurece.
Além da orla, dezenas de ruas do bairro foram pavimentadas e as vias laterais à Avenida Amaral Peixoto também foram reurbanizadas para melhorar o acesso às praias e o trânsito.
 Hospital de Tamoios
http://blogdoalaircorrea.com.br/wp-content/themes/mandigo/schemes/blue/images/re40.jpgInaugurado em 1999 por nós, o hospital também conta com atendimento de emergência. Ao todo são 48 leitos, enfermarias, ambulatórios, farmácia e setor de Raio X . A unidade hospitalar foi totalmente adaptada pelas normas do Sistema Único de Saúde e atende às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância (ANVISA) e Secretaria Estadual de Saúde (SEE). Vítimas de acidentes de trânsito na Rodovia Amaral Peixoto também são encaminhadas para o Hospital de Tamoios e depois de receberem os primeiros socorros, dependendo da gravidade do estado de saúde, são transferidas para as unidades de saúde do primeiro distrito. A construção do Hospital de Tamoios foi muito comemorada pelos moradores pois se tratava de uma antiga reivindicação da comunidade.
Algumas localidades que receberam novas unidades de saúde: SANTO ANTÔNIO, MARIA JOAQUINA, PRAIA DO SIQUEIRA, TANGARÁ, JACARÉ, SÃO JACINTO, MANOEL CORRÊA, CAJUEIRO, MONTE ALEGRE E PORTO DO CARRO.
 Escola de 2º grau de Tamoios
http://blogdoalaircorrea.com.br/wp-content/themes/mandigo/schemes/blue/images/re41.jpgA Educação em Cabo Frio era um desafio. Só no último ano do meu governo a procura por vagas na rede municipal de ensino cresceu 12 %. O principal fator apontado nas ruas é a qualidade das escolas municipais com a capacitação permanente dos profissionais de Educação e da ampliação no número de unidades de ensino. Quando deixamos o governo já estávamos com 69 unidades escolares com 28 mil e 600 estudantes matriculados atendendo desde a Educação Infantil ao Ensino Médio, inseridas as modalidades de Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, assim como a iniciação para o trabalho, cursos técnicos na área agrícola e o incentivo ao turismo. O Centro Educacional Marly Capp, em Tamoios, foi inaugurado por nós em 2003 levando o ensino médio, responsabilidade do Governo Estadual, para o segundo distrito de Cabo Frio. Com capacidade para 900 alunos, tem oito salas de aula,  funcionando em três turnos. Atende também a estudantes do ensino fundamental com laboratórios, sala de informática, biblioteca, quadra de esportes e cursos de especialização.
 Estádio Correão
http://blogdoalaircorrea.com.br/wp-content/themes/mandigo/schemes/blue/images/re42.jpgLocalizado na Avenida Joaquim Nogueira, no Bairro São Cristóvão, o Estádio Correão é uma das grandes conquistas da população de Cabo Frio. Construído em 1986, no meu primeiro governo, tem capacidade para 6.000 pessoas e já sediou diversos jogos do campeonato Estadual, inclusive dos grandes clubes, do Campeonato Brasileiro, da 3ª divisão e jogos internacionais. Durante as temporadas, aos domingos, o Estádio era o ponto de encontro dos amantes do Esporte. A equipe de futebol da Cabofriense, o time da cidade, também treinava no Correão. Em 2003, o Estádio passou por uma grande reforma com a desapropriação de vários imóveis ao seu redor. As margens do campo foram ampliadas para dar mais conforto aos atletas e à imprensa esportiva.
 Rodovia do Aeroporto
http://blogdoalaircorrea.com.br/wp-content/themes/mandigo/schemes/blue/images/re43.jpgCom 3,5 quilômetros a Rodovia do Aeroporto ligava o Bairro Vila do Sol ao Aeroporto Municipal, logo na entrada de Cabo Frio. A Rodovia foi totalmente urbanizada com acostamento, ciclovia, gramado e iluminação com postes metálicos, para dar mais conforto aos usuários da via. Antes da obra, o percurso era difícil, com buracos para todos os lados, sem acostamento e muita poeira. Depois de pavimentada, os moradores apontam a segurança, como principal benefício. Os veículos circulam com maior tranquilidade e os ciclistas têm seu próprio espaço sem ter que disputar a pista com os carros. A Rodovia também ganhou a sinalização horizontal e vertical, o que diminui ainda mais o risco de acidentes.
 Aeroporto
http://blogdoalaircorrea.com.br/wp-content/themes/mandigo/schemes/blue/images/re44.jpg
Inaugurado em dezembro de 1998, o Aeroporto de Cabo Frio está localizado numa área de 400 mil metros quadrados, próxima à entrada da cidade, com total segurança para a aviação civil. A pista de 1.700 metros é a segunda maior do Estado do Rio de Janeiro e permite o pouso de aviões como o Boeing 737-300. Construído com recursos federais, estaduais e municipais, o aeroporto oferece pátio de estacionamento para as aeronaves, terminal de passageiros, hangar e sala de controle, podendo operar também à noite com balizamento noturno. O aeroporto também dispõe de um destacamento do Corpo de Bombeiros. O empreendimento representa um avanço para o desenvolvimento comercial e turístico da cidade. Hoje o Aeroporto conta com uma pista de 2.500 metros para receber boeings procedentes da Argentina, de onde vem a maioria dos turistas estrangeiros que visitam a Região dos Lagos. O aeroporto também recebe voos intercontinentais, especialmente de carga com equipamentos para a exploração de petróleo na Bacia de Campos. Hoje já se podem ver saindo e chegando muitos caminhões que transportam os equipamentos para a Bacia de Campos, devido ao serviço alfandegário do aeroporto.
 Escola Municipal Waldemira Thereza de Jesus
http://blogdoalaircorrea.com.br/wp-content/themes/mandigo/schemes/blue/images/re45.jpgSó nos 8 anos do nosso governo inauguramos 21 escolas por nós construídas. E, em prédios conveniados e municipalizados, foram mais de 15 unidades totalizando 36 escolas inauguradas, o que representa a criação de uma nova unidade de ensino a cada três meses. Isso sem falar nas escolas que passaram por reformas e foram ampliadas. Os números realmente são surpreendentes. O número de alunos matriculados na rede municipal de ensino ultrapassou a casa dos 28 mil. Quando assumi o governo em 1997 eram apenas 16 mil. A mais nova aquisição foi um modelo para a educação. A Escola Municipal Waldemira Tereza de Jesus, que funcionava num prédio alugado, ganhou sede própria com total infraestrutura para os alunos. O prédio foi construído na Avenida Excelsior e atende crianças desde o pré-escolar até a 4ª série. Ao todo são oito salas de aula. Todas com banheiros independentes adaptados para atender aos pequenos. Os cuidados com a educação vão além do conforto e dos equipamentos destinados para a unidade de ensino. As turmas do pré-escolar funcionavam no máximo com vinte alunos e duas professoras treinadas para esse trabalho. Com índices considerados estatisticamente irrelevantes de evasão escolar no Ensino Fundamental (1º segmento 5,0%, 2º segmento 8,3%, Ensino Médio 2,1%) e reprovação no Ensino Fundamental (1º segmento 15,4%, 2º segmento 17,2%, Ensino Médio 8%), a educação de Cabo Frio sabia que continuar era preciso, já que o importante é eliminar qualquer possibilidade de exclusão escolar. O aprimoramento das ações realizadas e novos investimentos são fatores primordiais à excelência do Sistema Municipal de Ensino.
 Orla das Palmeiras
http://blogdoalaircorrea.com.br/wp-content/themes/mandigo/schemes/blue/images/re46.jpgAs águas rasas e salgadas da praia se unem ao belo visual rodeado pelas palmeiras, que deram nome ao bairro residencial. No bairro, grandes obras de urbanização  foram realizadas durante a minha administração. As ruas foram totalmente urbanizadas com rede de águas pluviais, esgoto, iluminação, calçadas e pavimentação. Aí chegou a vez da Orla da Praia das Palmeiras ganhar um novo visual. A prefeitura  fez a engorda da praia com material retirado do fundo da lagoa e instalou superpostes para iluminar a orla. Todo o calçadão foi revestido com pedras portuguesas, ciclovia e canteiros. A pavimentação dos 1,1 quilômetros de extensão da praia foi feita em piso intertravado para compor o novo visual arquitetônico do bairro. O investimento foi considerável. Mais importante que a urbanização é ver depois de 40 anos uma praia proibida para banho, ser liberada já despoluída.
 Canal do Excelsior
http://blogdoalaircorrea.com.br/wp-content/themes/mandigo/schemes/blue/images/re47.jpgPistas asfaltadas, construção de calçadas, iluminação com superpostes e arborização. Melhorias que chegaram até o Bairro Jardim Excelsior durante a minha administração. A urbanização da principal avenida do bairro começou com a canalização do antigo valão . A obra garantiu a valorização dos imóveis e modificou a imagem do bairro acabando com os transtornos aos moradores provocados nos períodos de chuva. Antes da obra, sempre que chovia, o valão transbordava e a água invadia as casas. Os problemas acabaram com o fechamento do valão e a urbanização da área. Qualidade de vida para a população. A obra que começou em 1999 foi entregue para os moradores em 2000.
 Shopping Gamboa
http://blogdoalaircorrea.com.br/wp-content/themes/mandigo/schemes/blue/images/re48.jpg
Quando assumi a Prefeitura em 1997 prometi que transformaria a tradicional Rua dos Biquínis, no bairro da Gamboa, num grande shopping a céu aberto e cumpri a promessa. A obra, que teve aprovação de moradores e comerciantes antes de ser executada, foi concluída em 2002 com grande sucesso. Hoje já são mais de 120 confecções com lojas no Shopping construído com recursos do próprio município. As cores vibrantes dos biquínis nas vitrines se misturam à modernidade do projeto. Todas as fachadas das lojas foram reformadas e padronizadas. A rua também ganhou uma cobertura alternada em policarbonato e lona para proteger os visitantes do sol e da chuva. Ao longo dos 220 metros do shopping também foram instalados piso em granito e iluminação especial. Dos dois lados da rua, foi montado um projeto paisagístico com jardins e bancos de madeira. A reforma agradou consumidores e comerciantes que, com a inauguração, já registraram aumento nas vendas.
 Ginásio Poliesportivo
http://blogdoalaircorrea.com.br/wp-content/themes/mandigo/schemes/blue/images/re49.jpgSempre fui um incentivador dos esportes amadores e profissionais de Cabo Frio, investindo na formação de novos atletas. Construi o Estádio Correão, a Associação Atlética Cabofriense e apoiei diversos segmentos esportivos como o surf, o kart e o futebol, uma paixão nacional. Foi no meu governo que o time da Cabofriense ganhou destaque nacional e que várias escolinhas de futebol surgiram na cidade com o objetivo de tirar as crianças das ruas. Com a construção do Ginásio Poliesportivo, o esporte de quadra ganhou destaque, incentivando a formação de futuros atletas olímpicos. As competições passaram a ser realizadas com mais conforto. O ginásio tem capacidade para 3.200 pessoas com assentos individuais e uma quadra poliesportiva de madeira com dimensões oficiais.
 Avenida Adolfo Beranger
http://blogdoalaircorrea.com.br/wp-content/themes/mandigo/schemes/blue/images/re50.jpgAo todo são 2,5 quilômetros de extensão cortando os Bairros Guarany e Recanto das Dunas e possibilitando acesso a Vila do Sol, próximo ao Aeroporto. A avenida foi urbanizada para trazer maior segurança e conforto para a população. O projeto de reformulação da avenida foi desenvolvido com recursos do próprio município com a orientação da Secretaria Municipal de Obras. Dos seus 2,5 quilômetros de extensão, um foi construído com pista dupla. A avenida ganhou canteiro central arborizado, ciclovia, calçadas, acostamento gramado e iluminação com postes metálicos. A garantia de segurança é elogiada pela população, que hoje tem melhor qualidade de vida graças às obras de infraestrutura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário