quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Trabalhadores ameaçam suicídio coletivo em fábrica de X360 na China

  • Funcionários da Foxconn ameçaram suicídio em fábrica do Xbox 360

    Funcionários da Foxconn ameçaram suicídio em fábrica do Xbox 360

No dia 2 de janeiro, cerca de 300 trabalhadores ameaçaram suicídio coletivo e pular do telhado de uma instalação da Foxconn na China, onde é fabricado o videogame da Microsoft, o Xbox 360. A notícia começou a circular apenas nesta quarta (11) em sites especializados como Escapist, GamesRadar e Kotaku.

A motivo da ameaça do suicídio coletivo foi o atraso de pagamento do programa de desligamento voluntário da empresa. O programa de desligamento voluntário da Foxconn oferece uma compensação financeira caso os funcionários da empresa peçam demissão por conta própria. Entretanto, por motivos não divulgados, o pagamento acabou não sendo executado causando a mobilização de atuais e ex-funcionários da companhia e que acabou acarretando em paralização da produção do console ficou paralisada durante a manifestação.

Os manifestantes só se acalmaram após a intervenção do prefeito de Wuhan que entrou em acordo com a Foxconn para agilizar o pagamento. O protesto acabou às 21h do dia 3 de janeiro sem nenhuma pessoa ferida. Em resposta, a Microsoft afirmou estar atenta a tudo o que acontece nas instalações que fabricam seus produtos. "Levamos seriamente em conta as condições de trabalho como um dos fatores na montagem de nossos produtos. Estamos comprometidos com o tratamento justo e a segurança dos trabalhadores empregados pelos nossos fornecedores, para que isso assegure a conformidade com a nossa política", disse um representante da empresa ao Kotaku.

Além de Xbox 360, a fábrica da Foxconn em Wuhan também monta produtos da Nintendo e da Sony, mas o grupo de trabalhadores da manifestação pertencia exclusivamente ao departamento responsável pela fabricação do videogame da Microsoft.

Funcionários da Foxconn reclamam das condições de trabalho abusivas e de discriminação em linhas de montagem. Em 2010, 14 funcionários da empresa cometeram suicídio. Hoje a empresa utiliza redes de proteção para evitar se repitam tais incidentes. Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário