sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Somente 1,5% das faculdades tem nota máxima no Enade

37,4% das instituições de ensino superior avaliadas tiraram nota 1 ou 2 na avaliação, abaixo da média do MEC

iG São Paulo | 17/11/2011 17:33

Apenas 27 das 2.176 instituições de ensino superior avaliadas no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2010 receberam nota máxima. Segundo dados do Ministério da Educação (MEC) divulgados nesta quinta-feira, somente 1,47% do total de instituições que obtiveram conceito na avaliação que leva em conta a nota dos alunos ingressantes e concluintes no exame, além de características do corpo docente, das instalações físicas e do projeto pedagógico, estão em nível de excelência (350 ficaram sem nota por falta de algum conceito).

Cada curso e cada instituição avaliados pelo Enade receberam uma nota em uma escala de 1 a 5 – o CPC para os cursos e o IGC para as instituições. As notas obtidas são classificadas em conceitos aproximados, sendo que 1 e 2 são considerados desempenho insatisfatório; 3, razoável; e 4 e 5, bom.

Entre as melhores – que obtiveram conceito 4 e 5 –, 16 são públicas e 11 são particulares.
A instituição que atingiu a maior nota (4,89) foi a Escola Brasileira de Economia e Finanças (Ebef), do Rio de Janeiro, vinculada à Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Neste ano, 683 instituições tiveram desempenho ruim, 37,4% do total das que obtiveram nota. Nove instituições tiraram nota 1 e 674 ficaram com nota 2. A instituição que teve a menor pontuação foi Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP), que obteve somente 0,57.

Em 2010, o Enade avaliou 4,1 mil cursos de graduação de agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social, terapia ocupacional e zootecnia.
Tiveram nota máxima 58 cursos e nota abaixo da média 594 cursos. As graduações com desempenho insatisfatório (notas 1 ou 2) serão supervisionadas pelo MEC.

Edição anterior
O desempenho das instituições e dos cursos foi semelhante a edição 2009 do Enade. Naquele ano, o MEC avaliou 6,8 mil graduações de administração, arquivologia, biblioteconomia, ciências contábeis, economia, comunicação social, design, direito, estatística, música, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo, teatro e turismo, e os cursos superiores de tecnologia em design de moda, gastronomia, gestão de recursos humanos, gestão de turismo, gestão financeira, marketing e processos gerenciais. Quase 34% dos cursos superior obtiveram resultado insatisfatório.

Entre as 1.793 instituições avaliadas, apenas 25 tinham alcançado o conceito máximo (5), equivalente a 1,39% do total. Mais de 38% tiveram desempenho insatisfatório (conceitos 2 e 1), 699, naquele ano.

TALVEZ ISTO EXPLIQUE AS INVASÕES POR PARTE DOS UNIVERSITÁRIOS, ( DA MINORIA É CLARO ) QUE SÓ QUEREM FUMAR MACONHA .

Nenhum comentário:

Postar um comentário