sábado, 19 de novembro de 2011

Análise do Blog Cartão Vermelho

Janío Mendes
As Verdades Que Doem, Mas Precisam Ser Ditas. 

Vamos começar relembrando para nossos leitores um pouco de partes da história política do atual suplente de Deputado Estadual em exercício Janío Mendes (PDT).

Janío já teve em sua história ao menos três passagens que maculam sua carreira política, duas delas envolvem diretamente o uso inadequado do erário público.

Enquanto Janío era vereador em Cabo Frio, foi um dos vereadores que deu 100% de aumento ao próprio salário, medida essa irregular e que Janío Mendes foi condenado a devolver dinheiro aos cofres públicos e originou duas condenações em primeira e segunda instância, atualmente o processo está no STF. Janío Mendes jamais devolveu o dinheiro que recebeu irregularmente.

Outro episódio mal explicado foi de quando Janío era Presidente da Câmara de Vereadores de Cabo Frio e teve sua gestão abalada por um forte escândalo. Atribui-se a Janío a invenção do carro “total flex”, e isso mais de uma década antes da sua versão oficial. Como? Simples, Janío gastou uma grande quantidade de gasolina, mas grande quantidade mesmo, e o problema mora em que a Câmara de Vereadores só tinha na época um carrinho a álcool e que jamais caberia tanta gasolina comprada por Janío Mendes.

O terceiro momento ruim da carreira de Janío Mendes é no executivo. Quando José Bonifácio (PDT) conquista seu segundo mandato de prefeito de Cabo Frio 1993/1996, escolhe Janío para seu chefe de governo, e acontece nesses anos o pior e mais desastroso governo que já passou por essa cidade, tivemos o colapso da coleta de lixo, lixão municipal em pleno funcionamento no Braga, estacionamento dos ônibus oriundo da baixada onde hoje é o Fórum do Braga, fechamento da Praça Porto Rocha para veículos, transferência da Prefeitura para o “Centrinho” um local na época sem acesso asfaltado, distante 20km do centro, sem internet, banco, papelaria, xerox... um verdadeiro caos, esse governo foi tão ruim que selou de vez a morte política de José Bonifácio, após esse fracasso Zezinho nunca mais ganhou uma eleição em sua vida, e claro quem ajudou com esse fracasso foi o chefe de governo, Janío Mendes.

Como vereador Janío Mendes foi combativo durante os 8 anos que Cabo Frio esteve na administração de Alair Corrêa 1997/2004, se saiu muito bem nessa função, mas isso logo muda em seus últimos 4 anos de vereança 2005/2008, quando a cidade já estava então com a administração de Marcos Mendes, ali Janío Mendes não fez nada, não entrou com nenhuma ação contra essa administração, não usou a Câmara de Vereadores para combater projetos que não eram a favor do povo, enquanto Marcos Mendes foi prefeito e Janío vereador ele não fez nada que desagradasse a Marcos Mendes.

Hoje como suplente em exercício na ALERJ Janío faz parte da bancada chamada pelo Deputado Estadual Paulo Ramos (PDT) de “cachorros do Sérgio Cabral”, vota apenas no interesse do poder, e para isso se colocou contra Professores, Bombeiros, votos contra a transparência das contas da CEDAE, votou pela privatização da Saúde e por último homenageou o Presidente do PDT, Lupi, que está envolvido em uma série de escândalos de corrupção envolvendo ONGs, segundo órgãos de imprensa esse desvio de verba é para uso em campanhas eleitorais a prefeito em 2012.

Esse é o retrato mais fiel do que é Janío Mendes, boa sorte com seu voto em 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário