sexta-feira, 4 de novembro de 2011

segunda-feira, 31 de outubro de 2011


Entrevista exclusiva com Alair Corrêa




Ilustração Luciano Hilário

O Blog Repórter Renata Cristiane, atendendo pedidos de internautas e da população das ruas fará uma série de entrevistas com os pré-candidatos a prefeito em Cabo Frio. Os nomes foram escolhidos pela ordem das pesquisas internas de vários grupos políticos da cidade.
Para começar, conversamos Alair Francisco Corrêa. Ex-prefeito de Cabo Frio, já foi deputado estadual e vem liderando todas as pesquisas para eleição em 2012. Político experiente, Alair é conhecido por ser um homem polêmico e de enfrentamento, do tipo que não poupa os adversários das críticas e ataques.
Com a palavra: Alair Corrêa
RRC: Porque o senhor acha que deve ser prefeito outra vez em Cabo Frio, já que o senhor já o foi por três vezes?
Alair Corrêa: São vários os motivos que me levaram a colocar meu nome como pré-candidato. O apelo popular, honra e me sinto ainda em condições físicas para desempenhar esse papel. Embora os demais sejam um pouco mais jovens que eu, isso não me intimida. Ainda que fosse jovem não abriria mão da disputa. Com relação à honra. Venho de uma eleição tumultuada, corrompida e fraudada. Que me levou a uma luta muito grande nos tribunais. Quero fazer justiça! Honrar meus seguidores, desagravar os juízes que caçaram Marquinho Mendes, mas que o TRE, absurdamente, o isentou. Virou uma questão de honra voltar à prefeitura e retomar o que me foi tirado na mão grande.
RRC:Com relação à situação da sua candidatura o senhor é Ficha Limpa?
Alair Corrêa: Não basta ser condenado pela justiça. Quem tiver condenação em colegiado de juízes fica difícil de escapar da Ficha Limpa. Eu não tenho nenhuma condenação em colegiado. Portanto estou tranqüilo e tenho certeza da minha candidatura.
RRC: Verdade que o senhor está numa fase mais "Alair paz & amor"?
Alair Corrêa: Eu não me descaracterizei. Sempre briguei e defendi o que acredito. A crítica forte na hora certa, sem preocupação com o criticado. Acho que esse negócio de paz e amor é máscara, desvirtuamento de caráter. Simplesmente vivo um momento de ausência do adversário no campo do debate forte. Como não há ninguém na militância, parece que estou mais tranqüilo. Além disso, essa eleição será muito "draconiana" para quem não respeitar. Vamos pagar em 2012 o que foi feito em 2008. A questão também da justiça eleitoral me preocupa, por isso temos que ter mais cuidado.

RRC: O senhor estava sumido das ruas e tem voltado a aparecer, isso é estratégia política ou momento pessoal?
Alair Corrêa: Eu estava em recolhimento por dois motivos, a obra do Riala (parque aquático) e a luta política. Ou eu estava na obra ou estava no avião indo para Brasília.  Quando Riala ficou pronto fui buscar lutar nos tribunais. Com o fim da obra tive mais tempo e agora volto para as ruas.

RRC: Saúde?
Alair Corrêa: Estou colocando minha pré-candidatura para que a situação da saúde de Cabo Frio que estamos vendo hoje seja transformada. Uma cidade tão rica, com atendimento pobre, pequeno e desumano. Os hospitais com equipamentos sucateados, faltam de remédios, falta de lençóis, higiene, coisas simples para o bom atendimento. Isso tem que ser mudado. Quem assumir essa prefeitura tem que fazer apenas o simples. Pegar os hospitais e dotá-los de novos equipamentos, médicos, remédios que permitam um atendimento digno para nossa gente. Já fui prefeito por oito anos e deixei nossa cidade com esse atendimento digno.
RRC: Educação?
Alair Corrêa: O município de Cabo Frio recebe R$ 8 milhões de FUNDEB por mês. Uma escola padrão custa R$ 4 milhões. Fazendo uma soma rápida daria mais ou menos R$ 576 milhões em sete anos. Daria para fazer 150 escolas e só fizeram dez. O educador ficou desestimulado. O FUNDEB deveria destinar 60% para folha de pagamento do professor e não foi feito. Onde está todo esse dinheiro? O novo prefeito teria que fazer o que já foi feito por mim no passado. Investir nessa área. Eu saí com grande aprovação no meu governo. Dei pouco aumento, é verdade, mas sempre dei muitos abonos que era a forma que eu encontrava de poder valorizar o professor, pois os aumentos eram inviáveis por causa de problemas burocráticos.
RRC: Tamoios?
Alair Corrêa: Fiquei contra emancipação de Tamoios porquê Cabo Frio ficaria falida. Isso me prejudicou eleitoralmente na região. Como não sendo possível a emancipação, defendo a divisão irmamente dos royalties. Aqui no Centro ficam 50% da receita dos royalties e Tamoios com os outros 50%. O futuro prefeito deve fazer uma gestão participativa ali em Tamoios. A população decidindo como aplicar esse dinheiro. Seriam hoje dos R$ 400 milhões, R$ 200 para cada cidade. Seria uma emancipação indireta. Meu sonho seria fazer uma essa “emancipação indireta”.
RRC: Turismo?
Alair Corrêa: Hoje o turismo está capengando porquê pararam o projeto mais inteligente que foi os WorkShops e feiras, que nos oito anos do meu governo foi muito levado a sério. Íamos a todas as feiras de turismos. Isso é um investimento constante. Tem que divulgar a vida inteira ou ficamos para trás. Temos que investir em divulgação não só no Brasil como no mundo todo. O nosso país tem praias lindíssimas que concorrem com as nossas. O atual governo parou de investir na divulgação. Quem for prefeito tem que retomar isso e fazer eventos de qualidade, investir em festas que já existem.
RRC: Eventos?
Alair Corrêa: Se eu fosse prefeito colocaria o Cabofolia em fevereiro, investiria mais na Festa Portuguesa, retornaria as festas de entrada de estação com grandes shows, sinfonias, Tatuí Elétrico. Vamos retomar as festas populares nos bairros, as festas caipiras. Mas mantendo sempre a praia do Forte como grande atrativo. À tarde faremos sinfonias na praia com balé. Retornaremos com shows noturnos. A Parada Gay voltará para a praia. Só manteria no Espaço de Eventos o encontro de Motos, a Feira Forte e o Cabofolia. Os outros eventos voltariam para a praia. Até os desfiles das escolas de samba. Aquela área não favorece ninguém, o público não gosta e os comerciantes não faturam nem em São Cristóvão. Já na praia todo mundo ganha até os comerciantes de São Cristóvão.
RRC: Tem algum projeto do governo Marquinho Mendes que o senhor manteria?
Alair Corrêa: Sim, a passagem a R$ 1, 00, a Festa Portuguesa, o Café do Trabalhador e só.

Nenhum comentário:

Postar um comentário