quarta-feira, 27 de junho de 2012

Pacientes reclamam das condições da ambulância e do Posto de Saúde de Araçá

Prédio está em péssimas condições. A ambulância vive quebrada e médico, só uma vez por semana. Isso, quando tem.

Os moradores na zona rural de Cabo Frio enfrentam o descaso na área da saúde. Na localidade de Araçá, o posto vai de mal a pior.


O prédio está em péssimas condições. A ambulância vive quebrada e médico, só uma vez por semana. Isso, quando tem. Parte dessa comunidade é formada por remanescentes de quilombolas da região.


Quando a equipe da INTER TV chegou ao posto de saúde nenhum paciente e nenhum médico também. Era dia de atendimento ginecológico, mas a médica havia ido a um congresso. O aviso informava que o clínico geral também não iria fazer consultas por 15 dias, período em que houve feriado de Corpus Christi e ele também foi a um congresso, segundo a responsável pela unidade. Os dois só trabalham no local uma vez por semana e esse é o motivo principal das reclamações.


No posto de saúde, são atendidas 260 famílias de Araçá, zona rural de Cabo Frio. 178 delas são da comunidade de remanescentes de quilombolas, Maria Romana.


O presidente da associação, Leopoldino Barreto, já foi à prefeitura pedir mais dias de atendimento e conta que a promessa foi feita.


A unidade é da década de 70. Remédios e material de trabalho não faltam. Mas o imóvel precisa de reforma. Fios de energia podem ser vistos pelo chão. As paredes têm infiltrações. A maca antiga ainda não foi retirada do local. E o consultório do dentista não é usado porque a cadeira não chegou. Do lado de fora, o lixo é colocado em um buraco e queimado depois.


Um outro problema no posto de saúde é com relação à ambulância. O carro vive quebrado e os moradores precisam contar com a ajuda uns os outros para serem socorridos.


O pastor Altair Barreto já teve que levar vários vizinhos a Cabo Frio no próprio carro, a 50Km do local.


Quando torceu o pé, a estudante Suelen Conceição precisava ser levada às pressas ao hospital. Não pôde contar com a ambulância.


A Secretaria de Saúde disse que reforçou o atendimento no posto de Araçá com mais dois médicos da rede até contratar novos profissionais, mas que a contratação para área rural é mais difícil. Quanto à ambulância, a prefeitura de Cabo Frio informou que o serviço é terceirizado e que cobra frequentemente a revisão dos veículos. Apesar disso, como a região é de difícil acesso, o desgaste dos carros é maior e a manutenção, mais demorada.


Quanto às condições da instalação do prédio, a prefeitura ressaltou que o posto será reformado, só que não deu uma data. E sobre a falta de cadeira de dentista, a assessoria da prefeitura respondeu que o posto não tem dentista, porque nem todas as unidades oferecem essa especialidade. Já sobre o lixo, a gerente de departamento da Secaf, Alessandra da Silva, disse que a coleta no posto do Araçá será feita às segundas-feiras, começando por esta segunda-feira (25). E, dependo da quantidade de material, a coleta poderá ser feita também às sextas-feiras.

Fonte In 360

Nenhum comentário:

Postar um comentário