quarta-feira, 6 de junho de 2012

Fala Cidadão. Por Vânia Carvalho.




Planeta Tamoios.
Domingo passado, 3 meninas fizeram uma viagem a outro planeta. O planeta Tamoios!
Longe de mim querer lançar aqui qualquer crítica a cidade, não é isso. Mas como o 2 distrito é muito longe  e sua população é tratada como se fossem alienígenas  por todos que moram no primeiro distrito, resolvi analisar essa temática, observando o porque vemos  políticos e  moradores do centro,  tratando a questão de Tamoios, como se lá  fosse um outro mundo.
De um lado temos  um  povo sofrido, abandonado há muito tempo por todos os governantes que já passaram pela prefeitura. Um povo que quer  se sentir  incluído no planeta mãe(Cabo Frio) efetivamente, com todos os direitos de um cidadão que paga seus impostos  e do outro lado  temos os políticos e  a sociedade civil que  renegam Tamoios como parte da sua civilização e os enxerga como um planeta que além de distante, tem uma população de estranhos, porque são completamente isolados da atmosfera central.
Porém , agora,  perto das eleições, candidatos do legislativo e executivo parecem que compraram um telescópio, pois todos passaram a enxergar Tamoios de uma hora pra outra e  resolveram dedicar sua atenção para aqueles que sempre foram tratados como ETs.
Mas engana-se os candidatos que esperam encontrar mais uma vez uma população de submissos.Tamoios agora, parece que acordou!!
Four - Three - Two - One - Zero!!!!
A nave decola de Cabo Frio as 10 da manhã, rumo a esse lugar, perdido e esquecido no espaço. Depois que ultrapassamos as fronteiras  do centro urbano e percorremos a rota rural é que percebemos como Cabo Frio é grande.No meio do caminho avistamos vários moradores de beira da estrada, cujas casas sem nenhuma infra-estrutura, abriga famílias inteiras.Inclusive crianças com necessidades especiais.Quando pousamos em Tamoios , pude observar que realmente seus habitantes tem toda razão de se rebelar contra o governo e  exigir condições básicas como: saneamento, pavimentação, segurança, saúde,e o principal a divisão igualitária das verbas dos royalties, já que 73% do dinheiro sai da região.
Fiz questão de anotar algumas deficiências inadmissíveis num local onde vivem quase 60 mil pessoas.Para um município tão rico, que ganha tanto dinheiro, mas não faz absolutamente nada por aquele povo.Tamoioss tem toda razão de gritar por seus direitos.
Eu como moradora do centro de Cabo Frio me espantei quando vi: ruas calçadas pela metade, outras completamente no barro, com crateras empossadas pela água da chuva, bem ali, no coração da cidade, muito lixo pelas ruas, caminhos que levam a praia sem  nenhuma pavimentação, muito material de construção exposto nas calçadas, em cada quadra você encontrava de um tudo: tijolos, areia, brita. Muitos pneus largados na rua, servindo de logradouro de mosquito, muito mato crescendo nas calçadas, nunca vi uma coisa dessas. Havia lugares que o mato cobria o muro das casas, ali mesmo na avenida principal. Nenhuma acessibilidade para pessoas mais idosas ou com alguma deficiência, pois as calçadas apertadas e as rampas irregulares não facilitam nem  para o pedestre comum transitarem com facilidade ,quanto mas para aqueles que possuem algum problema de locomoção.A coisa é tão estapafúrdia,que consegui ver rampas para acesso de cadeirantes, serem bloqueadas por um poste.Tipo, no meio da rampa tem um poste, tem um poste no meio da rampa e como diria Fausto Silva: O loco meu!!!
Muito abandono e pouco caso do poder público!!!
Realmente Tamoios merece ter do novo prefeito toda consideração, pois na minha humilde interpretação, o distrito poderia se transformar num potencial  econômico , turístico e industrial, pois espaço é que não falta.!!! Poderiam ser criados ali universidades públicas ,como medicina por ex, centros olímpicos como o de Saquarema, trazer indústrias sustentáveis, escolas técnicas , enfim porque a distância não seria problema algum, já que hoje somos obrigados a procurar o Rio de Janeiro se quisermos ter uma qualidade de ensino e profissional melhor pros nossos filhos.Sendo assim, Tamoios,seria logo ali!
Me impressionou também a  orla da praia que  parece mas   um lugar deserto, sem nenhuma estrutura, com mato e lixo pelas ruas transversais e casas totalmente desordenadas e  feias.
Um local que poderia virar  um point turístico, está abandonado e necessitando de reparos, porque  até o posto salva-vidas  mas parece abrigo de náufrago, que vergonha! Coitado do bombeiro que é obrigado a ficar ali. 
Depois de confraternizar com moradores da localidade e conhecer suas prioridades, conhecemos um outro planeta bem ao lado, muito mais organizado, o planeta Casimiro de Abreu. Fiquei admirada como uma pequena distância podia trazer tantas diferenças, porque Casimiro de Abreu é uma graça! O contraste entre uma cidade e outra é gritante e por incrível que pareça apenas uma ponte separa tanta desigualdade.
Espero sinceramente que o novo prefeito tenha consideração com o povo de Tamoios e que eles elejam sim um vereador ou mais , para que pelo menos tenham um representante que lute pelos seus ideais.
A cidade precisa de muitos cuidados em todos os setores e olha que só fiquei pelo centro, porque me disseram que na periferia  a coisa é  ainda muito pior.
Aterrizamos nossa nave de volta com a certeza de que Tamoios merece tudo de bom, pois seu povo é acolhedor e hospitaleiro. e merece ser tratado como  parte de uma grande e única  família.
A família Cabo-friense, pois nessa terra dizem que todos são iguais!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário