quinta-feira, 14 de junho de 2012

OPERAÇÃO EM CABO FRIO FLAGRA EXTRAÇÃO IRREGULAR DE AREIA EM TAMOIOS


OPERAÇÃO SUSTENTABILIDADE
Um flagrante de desrespeito à natureza. Várias irregularidades foram encontradas nesta quinta-feira (14) em um areal em Tamoios, segundo Distrito de Cabo Frio. Em muitos pontos, a extração de areia era feita em locais não autorizados pelos órgãos ambientais. 
FOTOS DA OPERAÇÃO 
 
 
 

 
 
FOTOS JOÃO MARQUES
SEGUE ABAIXO MATÉRIA EXIBIDA NO IN360

O alvo da operação "Sustentabilidade" foi um dos maiores areais do Estado do Rio, com mais de um milhão de metros quadrados. A fazenda Tosana fica no distrito de Tamoios, em Cabo Frio, na Região dos Lagos. Do alto, é possível ver a intensa extração de areia, feita em pelo menos 13 lugares.

Em um dos pontos da fazenda foi encontrada uma pista de pouso e decolagem de aviões monomotores e também usada por helicópteros. Segundo a polícia, uma pista clandestina. São 1.100 m de comprimento. O local foi interditado.

Policiais e equipes do Departamento Nacional de Produção Mineral, Secretaria de Meio Ambiente, Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais e Inea se dividiram para procurar os possíveis crimes ambientais. Documentos da fazenda também foram analisados, alguns deles, apreendidos depois da constatação de irregularidades. O gerente da fazenda foi preso, mas nega todas as irregularidades. Os caminhões que circulavam dentro da propriedade tiveram que parar e um deles foi apreendido.
O gerente da fazenda que foi detido prestou depoimento na Delegacia da Polícia Federal no Rio de Janeiro e foi liberado. Ele vai responder por crime ambiental, porque a empresa funcionava em desacordo com a licença obtida. A multa pode chegar a R$ 1 milhão. Ainda em Unamar, o Inea localizou outros pontos de extração irregular de areia. Foram aplicados mais três autos de constatação. Os valores da multa ainda vão ser definidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário