terça-feira, 22 de maio de 2012

Uma lição para Tamoios : Como Perder Uma Eleição Ganha. – “Vaidade Meu Pecado Favorito”.

Coluna do André Resende.



Eram meados do ano de 2009. Arraial do Cabo estava com o primeiro mandato do atual prefeito, Andinho. A muitos observadores, parecia estar a cidade entregue nas mãos de administradores amadores, alguns mal sabiam se portar diante de um microfone, outros compareciam para uma entrevista filmada trajando camiseta de malha tirada “da boca da vaca”. Alguns não sabiam o que estavam sequer fazendo em seus cargos e com isso a imagem do prefeito era diariamente manchada. Cada “furo” que seus comandados davam eram cruelmente reportados nas redes sociais – ainda um meio pouco divulgado nesta época - e nos poucos, mas contundentes jornais locais. O governo estava mal na boca do povo. Era voz corrente na cidade que se o prefeito disputasse a eleição de 2012 com um cachorro, perderia a eleição com boa margem.


Nesta mesma época, na trilha de uma administração aparentemente sem rumos, começavam a nascer algumas lideranças que poderiam cobrir o imenso buraco deixado pelas promessas até então não cumpridas pelo atual prefeito. Essas pequenas lideranças nasciam justamente nas redes sociais e nos pequenos jornais da cidade. Era tudo o que a oposição queria e precisava. De um grupo novo, nascente, e forte o suficiente para trazer de volta o velho partido tradicional da cidade ao poder.

Era pra ser. Mas não foi.
De forma estranha, surpreendente e inexplicável, esta mesma oposição tratou de minar essas lideranças novas que ali estavam para somar e representar a contento uma oposição forte em 2012. Com um bom trabalho, a vitoria poderia ser esmagadora. Mas...
Mas a oposição preferiu preterir essas lideranças nascentes.

Incrivelmente, “os mais velhos”, talvez preocupados com seus velhos postos de trabalho, trataram de correr e impedir a todo custo – de forma burra – o crescimento da erva verde que começava a proliferar em Arraial do Cabo e a tomar um vulto que poderia se tornar incontrolável.
Claro que o governo se deu conta disso. Lógico que Andinho observou esses “pássaros em revoada” e tratou de acalmar os ânimos.
Houve um erro de cálculo (eu diria clinicamente uma falha de sinapse) ao se esquecer que ao se tirar alguma coisa de um determinado lugar, faz-se necessário de que se colocasse OUTRA no mesmo lugar. Mas, a oposição não preparou ninguém para colocar no lugar. Contavam com famoso ‘ovo embaixo da galinha’, contavam com a velha musiquinha do Agepê e as velhas bandeiras francesas tremulando pela cidade. Esqueceram que , ao minar a força dos novos que vinham, tiraram com isso a credibilidade perante o povo. O povo parece burro, mas não é. Pode não se manifestar muito, mas observa atentamente. O povo sabe quem luta e quem lutou por ele; pode até ter memória curta mas se lembra rapidamente quando devidamente cutucado.

E o povo queria ver estas pessoas novas tomando a frente de uma revolução cabista. Mas foram impedidos de ver esta “marcha vermelha”. E sabia que quem pagaria por isso seria ele, o povo, que costumeiramente apenas observa.
E o que aconteceu? Os pássaros em revoada foram expulsos de onde queriam formar ninho. Buscaram novos espaços – alguns bem alternativos – outros viraram colunistas de blogs de outra cidade, alguns (muitos) se uniram a Andinho e vieram a somar ao atual governo que, após a conquista dos royalties do petróleo, conseguiu dar uma guinada de 180 graus e hoje, começa-se a pensar que dentro de 4 anos, a se manter o mesmo ritmo atual, Andinho conseguirá colocar Arraial do Cabo numa cidade do patamar turístico de uma Paraty e tomara, com geração de empregos, educação de qualidade, saúde que atenda a população e uma satisfação do povo para com a cidade e com seu governo.
Em minha opinião, Andinho deveria acender uma vela e orar todos os dias para que seus “opositores” continuem fazendo exatamente o que fizeram nos últimos 3 anos, ou seja, entregando o que seria uma eleição fácil para a oposição, para uma reeleição hoje  praticamente óbvia do atual governo  (perdão pela redundância).
Não é demais lembrar a famosa trova de Ruy Barbosa que dizia: “Há tantos burros mandando em homens de inteligência, que às vezes, fico pensando que a burrice é uma ciência.”
Eu tenho que corroborar com Ruy Barbosa. E Andinho deve estar rindo à toa de tudo isso. Se não está, deveria, porque na minha opinião, politicamente falando, a eleição de 2012 está definida e boa parte dela Andinho deve à burrice de seus opositores.
Existem algumas coisas poderosas no mundo; o ópio, o ódio, o amor, a explosão nuclear, uma ruga numa face feminina e a burrice política.
André Resende é acupunturista, homeopata, militante político em Arraial do Cabo, ex-filiado do PDT, excomungado da oposição cabista e pediu asilo político em Cabo Frio até o final de outubro deste ano.  
 
Fonte : Blog Cartão Vermelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário