domingo, 4 de dezembro de 2011

MATÉRIA DO BLOG : O ETERNO APRENDIZ

Campeonato Brasileiro de 2011, entra para historia como o mais disputado dos últimos anos.


Campeonato Brasileiro de 2011 vai entrar para a história como o mais disputado até o momento. Restando poucas rodadas para o fim, diversos clubes ainda sonham com o título. Mas para a derradeira rodada deste domingo, dia 4 de dezembro, apenas dois clubes brigam pela taça. Corinthians e Vasco travam uma batalha, em campos diferentes, para ver quem se tornará o mais novo pentacampeão brasileiro. A vida do clube paulista é mais fácil, já que depende apenas de si para ser o campeão deste ano.

No Pacaembu, às 17h (de Brasília, e o mesmo de todos os jogos da rodada), o Corinthians enfrenta o rival Palmeiras, adversário que já está na Sul-Americana e que terá como objetivo apenas atrapalhar o Alvinegro do Parque São Jorge. Já no Rio de Janeiro, no Engenhão, o Vasco precisa vencer o Flamengo e torcer por uma derrota corintiana para poder soltar o grito de campeão. Mas do outro lado, o Rubro-negro precisa vencer para não correr o risco de acabar fora da Libertadores.

Estes dois jogos citados serão os mais importantes da última rodada do Brasileiro, já que o campeão estará no Pacaembu ou no Engenhão. Porém, outros jogos prometem fazer a rodada pegar fogo. Ainda há forte briga por uma vaga na Libertadores do ano que vem e restam duas vagas a serem ocupadas na zona de rebaixamento, que hoje conta apenas com América/MG e Avaí “garantidos” na Série B de 2012.

Com Corinthians, Vasco e Fluminense garantidos na Libertadores, restam mais duas vagas na competição continental, que se terminasse do jeito que está hoje seriam de Flamengo e Coritiba, que dependem apenas de carimbar o passaporte. Porém, ainda há chances de Internacional, Figueirense, São Paulo e Botafogo beliscarem essas vagas. Esses times fazem duelos regionais com Grêmio, Avaí, Santos e Fluminense, respectivamente.
Desses times fora do G-5 e que sonham em classificação para a Libertadores, o único que tem alguma ambição é o Tricolor carioca, que precisa de ao menos um ponto para garantir vaga diretamente na fase de grupos da disputa continental.

E a terceira briga na última rodada é contra o rebaixamento. Dentre Cruzeiro, Ceará e Atlético/PR, dois estarão na Série B de 2012. A Raposa depende apenas de si para escapar, mas precisa passar pelo rival Atlético/MG. Já o Ceará, além de contar com ao menos um empate do time mineiro, terá que vencer o Bahia. E, por fim, o Atlético/PR terá que vencer o Coritiba e torcer por derrota do Cruzeiro e no máximo um empate do Vovô. Dentre os times citados, Atlético/MG e Bahia, sem riscos de rebaixamento, querem ir à Sul-Americana.

No Serra Dourada, no jogo que completa a rodada, o Atlético/GO recebe o já rebaixado América/MG. E nesse jogo também há objetivo em campo. O clube goiano sonha em chegar à sua primeira competição internacional e para isso precisa de apenas um empate, obtendo assim a vaga na Sul-Americana.
Logo mais, às 19h, todas as posições estarão definidas no Brasileiro e algumas torcidas poderão comemorar, enquanto outras torcerão para que o ano termine o mais rápido possível.

Confira os jogos da última rodada do Brasileirão, todos às 17h (de Brasília):
- Corinthians x Palmeiras – Pacaembu (São Paulo)
- São Paulo x Santos – Romildão (Mogi Mirim)
- Internacional x Grêmio – Beira-Rio (Porto Algere)
- Cruzeiro x Atlético/MG – Arena do Jacaré (Sete Lagoas)
- Atlético/GO x América/MG – Serra Dourada (Goiânia)
- Atlético/PR x Coritiba – Arena da Baixada (Curitiba)
- Bahia x Ceará – Pituaçu (Salvador)
- Avaí x Figueirense – Ressacada (Florianópolis)
- Botafogo x Fluminense –Raulino de Oliveira (Volta Redonda)
- Vasco x Flamengo – Engenhão (Rio de Janeiro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário