terça-feira, 3 de julho de 2012

Análises Políticas das Cidades da Região dos Lagos. Por Álex Garcia.




Resolvi hoje dá uma de analista político e sairei dando meus palpites em como anda a vida eleitoral das cidades da Região dos Lagos e quem hoje tem mais chance de vencer as eleições em cada cidade. Claro que palpites dados com tanta antecedência e sem o efeito prático das campanhas eleitorais legítimas que se iniciam em 07 de julho o cenário político pode vir a mudar, mas baseado no que vejo e sinto hoje (03/07) darei meus palpites e irei atualizando-os conforme o decorrer das campanhas eleitorais.
Então vamos as análises (palpites) das cidades da Região dos Lagos por ordem alfabética:
Araruama: Apesar dos esforços do atual prefeito e candidato a reeleição André Mônica (PMDB), e do irmão do ex-prefeito Chiquinho, João Ribeiro (PTB), o nome favoritíssimo a novo prefeito de Araruama é do Deputado Estadual Miguel Jeovani (PR), esse é mais um caso onde já temos um prefeito virtual só falta esperar o dia 07 de outubro e vermos a coroação de Miguel Jeovani.
Armação dos Búzios: Essa é uma cidade que as eleições municipais prometem forte emoção, o atual prefeito Mirinho Braga (PDT) tem forte rejeição a seu governo, mas mesmo assim é candidato a reeleição, enfrentará a unificação de praticamente toda a oposição na chapa que vem encabeçada pelo vereador Evandro (PR) e o empresário Otávio Raja Gabaglia (PSL).
Corre por fora, em uma candidatura suspeita de estar a serviço de Mirinho Braga, a candidatura de Dr. André (PSC). Dr. André entra nessa disputa no lugar de Chiquinho (ex-prefeito de Araruama) que está inelegível por 10 anos, o PSC de Búzios não tem uma nominata de vereadores.
Arraial do Cabo: Mais uma cidade que não deve oferecer emoções na disputa eleitoral, o atual prefeito Andinho (PMDB) é candidato a reeleição e conquistou para si os principais nomes da oposição, está virtualmente reeleito. Os corajosos que enfrentarão Andinho são, o ex-prefeito Henrique Melman (PDT) e o advogado Pedro Pinto (PTB).
Cabo Frio: A cidade de Cabo Frio que sempre foi famosa por suas eleições acirradas e emocionantes (exceção a eleição de 2000 onde Alair Corrêa foi candidato a reeleição arrasando seu opositor José Bonifácio) vai perdendo aos poucos as prometidas emoções da eleição.
A eleição que já chegou a ser pleiteada por 8 pré-candidatos a prefeito, eram eles, Dr. Mansur (PTB), Froilan Moraes (DEM), Silas Bento (PSDB), Alfredo Gonçalves (PMDB), Dr. Paulo César (PSD), Janío Mendes (PDT), Cláudio Leitão (PSOL) e Alair Corrêa (PP), terminou apenas com 3 candidaturas, são eles, Janío Mendes (PDT), Cláudio Leitão (PSOL) e Alair Corrêa (PP) que agrupou em sua candidatura todas as demais pré-candidaturas somando consigo 05 outras pré-candidaturas a prefeito.
Esse agrupamento gigante em torno de Alair Corrêa, com os principais nomes da política local, mais uma coligação que vão de 12 a 14 partidos, foi um balde de água fria (na verdade foi uma caixa d’água de água fria) na cabeça de Janío Mendes e seu único correligionário Marcos Mendes (PSDB). Cláudio Leitão (PSOL) tem uma candidatura despretensiosa.
Iguaba Grande: Iguaba pode pela primeira vez em sua história ter uma mulher no comando municipal, Grasiela (PP) nora do ex-prefeito Oscar Magalhães (PMDB) irá protagonizar uma disputa emocionante com o ex-prefeito Huguinho.
Macaé: A cidade de Macaé é uma das qual a eleição está praticamente concluída, Dr. Aluísio (PV) é virtualmente o prefeito, essa é uma importante cidade em que o PMDB perderá poder, pois Dr. Aluízio é correligionário de Garotinho (PR).
Rio das Ostras: A cidade de Rio das Ostras também passa pelo fenômeno de já ter um prefeito virtual, a eleição de Sabino (PSC) é uma questão de tempo, assim que o dia 07 de outubro chegar a fatura estará liquidada.
São Pedro da Aldeia: Essa sim será uma cidade de fortes emoções eleitoral. A disputa em São Pedro da Aldeia deve ter como seus principais atores o ex-prefeito Paulo Lobo (PP), aclamado como o maior prefeito da história de São Pedro da Aldeia, e Chumbinho (PT) que apesar de duas derrotas consecutivas nas eleições de 2008 e 2010 sempre teve boa votação no município. 
Saquarema: Pedro Ricardo (PRB) vem briosamente tentando ser o novo nome da política em Saquarema, fez uma bela candidatura a Deputado Federal e vem sendo implacável como opositor da prefeita Franciane (PMDB) e seu marido Paulo Melo (PMDB) que é Deputado Estadual e Presidente da ALERJ, além de comandante chefe do PMDB .
Apesar do belo trabalho de Pedro Ricardo a prefeita Franciane deve ser reeleita com certa facilidade, mantendo assim a hegemonia de Paulo Melo em Saquarema.
Fonte Cartão Vermelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário