quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Os moradores pedem mais fiscalização e providências para resolver o problema da estrutura e do tráfego de veículos pesados no local.

Um problema antigo ainda gera muita preocupação: quem passa pela ponte na divisa entre o segundo distrito de Cabo Frio e Casimiro de Abreu, na RJ-106, reclama da falta de segurança. 

Transitar de carro ou a pé pelo local é um risco por causa do grande número de caminhões que passam pela rodovia.

Pelo menos 30 mil veículos passam pelo local todos os dias, muitos são caminhões carregados, pesados. O guarda corpo está completamente enferrujado em um dos trechos; quem precisa passar por lá diariamente reclama da falta de conservação da ponte.

Há exatamente um ano a ponte passava por uma vistoria. Na época, uma decisão judicial proibiu que caminhões com peso superior a 45 toneladas passassem pelo local, tudo para tentar preservar a estrutura da ponte. No entanto, de acordo com os moradores da região, ao longo deste período pouca coisa mudou e eles temem por acidentes.

No fim do mês passado, um acidente exatamente nessa ponte tumultuou o trânsito na região. Um homem morreu depois de ser atropelado. As imagens feitas por um motorista que passava pelo local mostraram o congestionamento que se formou. Muitos motoristas reclamavam justamente das condições da ponte e da repetição dessas cenas. Segundo eles, toda vez que acontece um acidente no local, esse tumulto se forma.

Em 2006, a ponte teve a estrutura rachada ao meio pelo excesso de peso. A travessia entre os distritos de Tamoios e Barra de São João teve que ser feita de barco até a construção de uma ponte metálica, a estrutura passou por reforma. Depois disso ela foi interditada duas vezes.

Os moradores pedem mais fiscalização e providências para resolver o problema da estrutura e do tráfego de veículos pesados.

A assessoria de imprensa do Departamento de Estradas de Rodagem, o DER, informou que a obra anunciada no ano passado ainda não começou por conta de mudanças no orçamento do órgão. 

A previsão é ter o dinheiro liberado nos próximos três meses. Disse ainda que não tinha conhecimento da situação das colunas de ferro mostradas na reportagem e que será feita uma vistoria para analisar se a ponte necessita de uma intervenção de emergência. 

Quanto à fiscalização dos caminhões que circulam acima do peso permitido, o DER afirma que atua em parceria com o Posto de Polícia Rodoviária de Barra de São João e que a fiscalização é feita diariamente. Existe a previsão de colocar uma balança de pesagem no posto do BPRV, mas ainda não há data definida para isso.

Fonte In 360

Nenhum comentário:

Postar um comentário