terça-feira, 24 de abril de 2012

Pedro tem piora da função renal e passará por hemodiálise, diz boletim.

Caso mantém gravidade com pequena melhora se comparado a domingo.

Segundo assessora, médico disse que cérebro desinchou um pouco.

O estado de saúde do cantor Pedro Leonardo Dantas da Costa, 24 anos, mantém a gravidade com uma pequena melhora nesta segunda-feira (23) se comparado a domingo (22), segundo o boletim médico divulgado pelo Instituto Ortopédico de Goiânia (IOG), esta noite . No entanto, a avaliação diz que houve piora da função renal e será reiniciada a hemodiálise.

Mas a complicação na função renal não é a maior preocupação da equipe que cuida do filho do cantor Leonardo, segundo a neurologista do IOG Edilene Guiotti. “Nosso foco principal é manter o cérebro tranquilo”, explicou. Pedro está internado há três dias no Instituto no IOG, em coma induzido, após sofrer uma acidente de carro na manhã de sexta-feira (20).saiba mais 

Segundo a neurologista, Pedro realizou um exame doppler transcraniano pela manhã, que mostrou uma melhora significativa do fluxo de sangue para o cérebro. Com isso, a equipe decidiu fazer uma nova tomografia, que constatou leve melhora no quadro neurológico. “Nossa maior luta é controlar ou melhorar o edema cerebral, e, realmente, o cérebro dele melhorou o inchaço”, informou Guiotti.

Insuficiência renal
De acordo com a assessora do cantor Leonardo, Ede Cury, os médicos se reuniram com a família para explicar o boletim nesta noite.  Ela contou que Pedro havia iniciado uma hemodiálise no último sábado, mas o procedimento teria sido suspenso no domingo (22). Nesta madrugada, ele sofreu uma parada cardiorrespiratória e teve febre alta.
Mapa do acidente de Pedro Vale este (Foto: Editoria de Arte/G1)
Mais cedo, o chefe da UTI do hospital, Wandervan Azevedo, disse que a febre havia baixado e o quadro clínico do cantor apresentado uma “melhora importante” nesta tarde. A diminuição da temperatura foi confirmada pelo boletim, divulgado às 18h25.

Transferência

Pouco antes da divulgação do boletim, o cantor Leonardo chegou para visitar o filho mais velho e se reunir com a equipe médica. O sertanejo espera uma estabilização do quadro do filho para transferi-lo para o hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

A previsão inicial da família era transferi-lo na manhã desta segunda. Mas após a parada cardiorrespiratória na madrugada, seguida de febre alta, os médicos do IOG, juntamente com a coordenadora da UTI do Hospital Sírio Libanês, Ludmila Hajjar, constataram que o jovem ainda não pode ser transferido para a capital paulista.

O acidente
O jovem voltava de um show que havia feito com o primo Thiago, filho do falecido cantor Leandro, em Uberlândia. Pedro dirigia sozinho quando aconteceu o acidente, na manhã de sexta-feira (20), no município de Tupaciguara (MG). Ele foi inicialmente levado ao Hospital Municipal de Itumbiara, onde passou por cirurgia para conter hemorragia abdominal, e transferido na sexta-feira para Goiânia.

Confira a íntegra do boletim médico:
Paciente vítima de politrauma grave por acidente automobilístico no dia 20/04/2012. Apresentando contusão torácica e abdominal e traumatismo craniano. Evolui com edema cerebral grave (Brain Swelling). Pneumonia broncoaspirativa por ventilação mecânica. E medidas gerais de UTI. Esta afebril no momento, com pressão intracraniana dentro dos limites aceitáveis, houve piora da função renal e será reiniciada hemodiálise conforme indicação da nefrologia. Ainda necessita do uso de aminas vasoativas em doses altas. Ecocardiograma Doppler das 14h normal. Avaliação neurológica por Doppler transcraniano apresentando discreta melhora do fluxo sanguíneo cerebral, realizado às 10h. Mantendo gravidade com pequena melhora do quadro comparado ao dia 22/02/12.
Sem mais para o momento,

Wandervan Antônio de Azevedo
Diretor técnico
Newton Tristão
Diretor clínico


Fonte G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário