sexta-feira, 1 de julho de 2011

LIDERANÇAS TRABALHAM PARA REFUNDAR O PL.

E-mail Imprimir    Refundar o Partido Liberal (PL) no Brasil. Essa é a expectativa do ex-deputado e atual presidente da sigla, Cleovan Siqueira, e de antigos filiados que ficaram insatisfeitos com a fusão do partido com o Prona, em 2006, resultando no Partido da República (PR). Cleovan afirma que desde 2007, os membros fundadores do PL estão articulados pra trazer novamente a legenda para o cenário político. Segundo ele, quando da extinção, o diretório nacional não discutiu com todos os membros a decisão de fundir o partido. “Quando a direção resolveu extinguir o partido, os quadros históricos não foram consultados”, afirmou Cleovan, um dos fundadores do PL em 1985.
Para que um partido possa ser reconhecido como tal e garantir o lançamento de candidaturas nas eleições é necessário, além dos trâmites legais, como criação de CNPJ, ata de fundação, entre outros, conseguir 500 mil assinaturas. Cleovan garante que faltam apenas 100 mil assinaturas, que devem ser colhidas até o mês de maio, para que o partido possa disputar as eleições de 2012. Embora esteja organizado em 20 estados brasileiros, é a partir de Goiás que o novo partido pretende crescer. Isso se explica pela formação do atual diretório nacional, composto majoritariamente por goianos.
O novo PL já deve nascer com DNA tucano. Na semana passada, em encontro realizado por membros do partido, o empresário José Batista Júnior (PTB), conhecido como Júnior da Friboi, foi homenageado pelo grupo graças ao apoio pessoal para que o partido consiga ser registrado. Encontrei pessoas dispostas a criar conosco este novo partido inspirado no trabalho e na educação, para a construção de um país desenvolvido com um povo preparado e vivendo de maneira digna”, declarou Cleovan em agradecimento à José Batista. 
O presidente do Partido Liberal afirmou que a intenção do empresário é ajudar a fundação do partido, pois considera “importante ter vários partidos no país” e também “ajudar o governador Marconi”, com a criação de mais um partido para fortalecer sua base. Cleovan fez questão de ressaltar que José Batista permanece no PTB e que o presidente Jovair Arantes do mesmo modo é apoiador da refundação dos liberais.
História
Nem todos os liberais se filiaram ao PR e desde o fim do partido quadros históricos pretendem refundar o Partido Liberal. Embora tenha ficado mágoas com os ex-correligionários que fundiram o partido com o Prona, comandados por Valdemar Costa Neto, em Goiás a relação com as lideranças continuam as mesmas, sem conflitos, como com o deputado Sandro Mabel. Em 2007, uma nova articulação política comandada por Cleovan Siqueira restaurou a ideia de recriar o PL, com suas inspirações históricas, desde a revolução francesa, até os ideais de Rui Barbosa, na primeira versão do partido liberal no Brasil.
   Temos orgulho de participar deste processo como fundador.
                                                 Francisco Vicente .

Nenhum comentário:

Postar um comentário