quinta-feira, 25 de outubro de 2012

A capacidade é de 450 pacientes por dia, mas chega atender 1500.
Uma das causas é a grande procura por pessoas de cidades vizinhas.

A UPA do Parque Burle, em Cabo Frio, interior do Rio de Janeiro, foi inaugurada hၠdois anos e meio. Sua capacidade é para atender 450 pacientes por dia. Mas, desde o início, a unidade convive com a superlotação. Chega atender 1500 pessoas diariamente.

Nos fins de semana e feriados, a unidade fica ainda mais cheia. Pacientes ficam em uma longa fila de espera. Para a direção da UPA, o grande problema da sobrecarga no atendimento é a migração de pacientes. Moradores que saem das cidades onde vivem para se consultar aqui em Cabo Frio. Isso revelaria, na verdade, a deficiência nos serviços de saúde dos outros municípios.

De janeiro até outubro deste ano, 11 mil e 62 pacientes declararam ser de São Pedro da Aldeia. Pessoas de Arraial do Cabo também buscam muito a unidade. Foram 2094 moradores da cidade. Esses dados podem ser maiores, porque não incluem os casos graves e de internação. Segundo o código de ética de medicina, nenhum paciente não pode ser recusados.

Nos dias de maior movimento, a unidade abre outras duas salas que fazem a triagem de pacientes, o que acelera um pouco o atendimento. Seguindo a lógica, seriam necessários pelo menos 24 médicos por dia para atender a demanda.

Fonte G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário