domingo, 14 de abril de 2013

Marcação de consultas


 
Novo Sistema de Marcação de Consultas completa um mês com mais de 37 mil atendimentos 

Mudanças melhoram o atendimento à população

O novo sistema na Central de Marcação de Consultas do PAM de Cabo Frio completou um mês de funcionamento nesta quinta-feira, dia 11, e já contabiliza número recorde de atendimentos no município. Até ontem foram feitos 37.738 movimentos no sistema. Deste total, foram registradas 8.715 marcações de consulta com médico especialista, sendo 2.848 com clínico geral.

Segundo o diretor do PAM, Antonio Marcos Durães, o balanço é positivo e o principal objetivo da implantação do novo sistema, que é o de acabar com as filas para a marcação de consultas melhorando o atendimento à população, foi atingido.

- Ainda precisamos rever alguns procedimentos e avaliar a necessidade de aumentar o atendimento em algumas especialidades médicas, mas de uma forma geral o novo sistema vem funcionando muito bem, sem filas e com os pacientes agendando consultas para a semana seguinte. Essa agilidade tem sido o nosso diferencial, diz.

Entre as principais mudanças adotadas foi a marcação da primeira consulta, que a partir de agora, é sempre feita com um clínico geral. É este profissional que, se necessário, encaminha o paciente para o especialista. A Central de Marcação de Consultas, localizada no Braga, funciona da 0h de domingo até às 24h de quinta-feira. Por semana são feitas cerca de 1.800 marcações de consulta. De acordo com Antonio Marcos Durães, o quadro de médicos clínicos foi reforçado para atender a essa demanda.

- Essa é uma maneira de fazer com que as consultas marcadas com os médicos especialistas sejam para pacientes que realmente necessitam daquele tipo de médico. Antes, havia especialidades que não precisavam de encaminhamento e isso fazia com que consultas desnecessárias fossem marcadas, informou.

Os agendamentos são individuais e cada paciente pode marcar até 4 consultas por mês, sendo uma por semana. Caso o médico indique a necessidade de retorno, o próprio sistema faz este alerta 10 dias antes da data agendada pelo especialista para que o paciente seja notificado e a reserva confirmada.

- Por exemplo, o médico agendou retorno para daqui há 90 dias. Dez dias antes nós entramos em contato com este paciente para confirmar a consulta, e desta forma, o sistema reserva a data para aquela pessoa, explica.

Como os agendamentos são individuais, a marcação de consulta para um parente somente será possível com a apresentação de documentos de identificação originais que comprovem o grau de parentesco entre as duas pessoas. A marcação para terceiros só será permitida nos casos de menores de idade com certidão de nascimento, autorização ao portador ou portadores de necessidades especiais. A Central de Marcação de Consultas do Jardim Esperança segue as mesmas normas da sede.

- Todas as medidas que estamos adotando são para melhorar o atendimento e para acabar definitivamente com as filas na nossa Central. Sabemos que ainda há muito o que fazer e por isso estamos tentando outras formas de trabalho para que a população não deixe de ser atendida, conclui Antônio Marcos Durães.

ACOMPANHE NO QUADRO ABAIXO O NÚMERO DE CONSULTAS OFERECIDAS SEMANALMENTE DE CADA ESPECIALIDADE MÉDICA PARA ATENDIMENTO NO PAM
 
850 - CLÍNICA MÉDICA
270 – CARDIOLOGIA
266 – ORTOPEDIA
120 – UROLOGIA
102 – OFTALMOLOGIA
101 – DERMATOLOGIA
92 – GASTRO
90 – NEUROLOGIA
85 – OTORRINO
80 – PSIQUIATRIA
80 – ANGIOLOGIA
66 – PNEUMOLOGIA
46 – ENDOCRINOLOGIA
45 – ALERGISTA
45 - UROLOGIA CIRURGICA
40 – PROCTOLOGISTA
40 - CIRURGIA GERAL
35 – REUMATOLOGIA
31 – NUTRIÇÃO
30 - CIRURGIÃO VASCULAR
25 - PEQUENA CIRURGIA
20 - CIRURGIA PLÁSTICA
20 – NEFROLOGIA
20 – PSICOLOGIA
15 - REVISÃO CIRURGICA
10 - CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO
10 - NEURO CIRURGIA
10 - NEURO PEDIATRIA

Texto: Alexandra de Oliveira | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Saúde

--
Secretaria Municipal de Comunicação Social de Cabo Frio

Nenhum comentário:

Postar um comentário