Novo Sistema de Marcação de Consultas completa um mês com mais de 37 mil atendimentos
Mudanças melhoram o atendimento à população
O novo sistema na Central de Marcação de Consultas do PAM de Cabo Frio
completou um mês de funcionamento nesta quinta-feira, dia 11, e já
contabiliza número recorde de atendimentos no município. Até ontem foram
feitos 37.738 movimentos no sistema. Deste total, foram registradas
8.715 marcações de consulta com médico especialista, sendo 2.848 com
clínico geral.
Segundo
o diretor do PAM, Antonio Marcos Durães, o balanço é positivo e o
principal objetivo da implantação do novo sistema, que é o de acabar com
as filas para a marcação de consultas melhorando o atendimento à
população, foi atingido.
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Ainda precisamos rever alguns procedimentos e avaliar a necessidade de
aumentar o atendimento em algumas especialidades médicas, mas de uma
forma geral o novo sistema vem funcionando muito bem, sem filas e com os
pacientes agendando consultas para a semana seguinte. Essa agilidade
tem sido o nosso diferencial, diz.
Entre
as principais mudanças adotadas foi a marcação da primeira consulta,
que a partir de agora, é sempre feita com um clínico geral. É este
profissional que, se necessário, encaminha o paciente para o
especialista. A Central de Marcação de Consultas, localizada no Braga,
funciona da 0h de domingo até às 24h de quinta-feira. Por semana são
feitas cerca de 1.800 marcações de consulta. De acordo com Antonio
Marcos Durães, o quadro de médicos clínicos foi reforçado para atender a
essa demanda.
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Essa é uma maneira de fazer com que as consultas marcadas com os
médicos especialistas sejam para pacientes que realmente necessitam
daquele tipo de médico. Antes, havia especialidades que não precisavam
de encaminhamento e isso fazia com que consultas desnecessárias fossem
marcadas, informou.
Os
agendamentos são individuais e cada paciente pode marcar até 4
consultas por mês, sendo uma por semana. Caso o médico indique a
necessidade de retorno, o próprio sistema faz este alerta 10 dias antes
da data agendada pelo especialista para que o paciente seja notificado e
a reserva confirmada.
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Por exemplo, o médico agendou retorno para daqui há 90 dias. Dez dias
antes nós entramos em contato com este paciente para confirmar a
consulta, e desta forma, o sistema reserva a data para aquela pessoa,
explica.
Como
os agendamentos são individuais, a marcação de consulta para um parente
somente será possível com a apresentação de documentos de identificação
originais que comprovem o grau de parentesco entre as duas pessoas. A
marcação para terceiros só será permitida nos casos de menores de idade
com certidão de nascimento, autorização ao portador ou portadores de
necessidades especiais. A Central de Marcação de Consultas do Jardim
Esperança segue as mesmas normas da sede.
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Todas as medidas que estamos adotando são para melhorar o atendimento e
para acabar definitivamente com as filas na nossa Central. Sabemos que
ainda há muito o que fazer e por isso estamos tentando outras formas de
trabalho para que a população não deixe de ser atendida, conclui Antônio
Marcos Durães.
ACOMPANHE NO QUADRO ABAIXO O NÚMERO DE CONSULTAS OFERECIDAS SEMANALMENTE DE CADA ESPECIALIDADE MÉDICA PARA ATENDIMENTO NO PAM
850 - CLÍNICA MÉDICA
270 – CARDIOLOGIA
266 – ORTOPEDIA
120 – UROLOGIA
102 – OFTALMOLOGIA
101 – DERMATOLOGIA
92 – GASTRO
90 – NEUROLOGIA
85 – OTORRINO
80 – PSIQUIATRIA
80 – ANGIOLOGIA
66 – PNEUMOLOGIA
46 – ENDOCRINOLOGIA
45 – ALERGISTA
45 - UROLOGIA CIRURGICA
40 – PROCTOLOGISTA
40 - CIRURGIA GERAL
35 – REUMATOLOGIA
31 – NUTRIÇÃO
30 - CIRURGIÃO VASCULAR
25 - PEQUENA CIRURGIA
20 - CIRURGIA PLÁSTICA
20 – NEFROLOGIA
20 – PSICOLOGIA
15 - REVISÃO CIRURGICA
10 - CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO
10 - NEURO CIRURGIA
10 - NEURO PEDIATRIA
Texto: Alexandra de Oliveira | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Saúde
Secretaria Municipal de Comunicação Social de Cabo Frio
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