sábado, 20 de abril de 2013

Secretaria municipal de saúde apresentou laudo da Fiocruz.
Já a secretaria estadual ainda não confirmou a informação.

A secretaria de saúde de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, confirmou nesta sexta-feira (19), o primeiro óbito por dengue na cidade. O laudo certificado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), ratificou a suspeita. A secretaria de estado e saúde ainda não confirmou a informação e aguarda a conclusão do último boletim de dengue, para se pronunciar oficialmente.

Maria Vitória dos Santos Cândido, de três anos de idade, apresentou os primeiros sintomas da dengue no dia 2 de abril. Ela ficou internada por quatro dias no Hospital da Unimed e foi transferida para a Unidade de Tratamento Intensivo Pediátrica (UTIP) do Hospital Ferreira Machado, após sofrer uma crise convulsiva e parada cardiorrespiratória.

A criança foi internada na UTIP do Hospital Ferreira Machado, já com quadro de infecção generalizada e faleceu na manhã do dia 8 de abril. A causa da morte, no atestado de óbito da menina, confirmou falência múltipla de órgãos, coagulação intravascular disseminada e septicemia.

A assessoria do Hospital Ferreira Machado informou que a menina deu entrada na unidade, com um quadro grave de septicemia e que o tratamento foi direcionado para combatê-la, o que incluía também hidratação, método de tratamento de suporte em casos de dengue. Disse ainda, que embora confirmado o diagnóstico de dengue, o que provocou a morte da criança foi o quadro de septicemia, agravado por sangramento (coagulação intravascular disseminada), que levou para a falência múltipla dos órgãos.

Charbell Kury, superintendente de saúde coletiva de Campos, explicou que assim que Maria Vitória foi internada com sintomas de dengue, iniciou a investigação epidemiológica e encaminhou o caso para a Fiocruz.

Em nota, a superintendência de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da secretaria de estado de saúde, informou que trabalha com os dados compilados a partir de informações inseridas no sistema pelos municípios. Todos os casos de morte onde há a suspeita de dengue são examinados por uma comissão de óbitos. Caso a morte de Maria Vitória seja confirmada pelo governo estadual, ela será incluída nos dados epidemiológicos.

A equipe do G1 entrou em contato com o Hospital da Unimed em Campos, mas não obteve resposta.
Os números da dengue em Campos
De acordo com o secretário de saúde de Campos Geraldo Venâncio, a cidade possui 5.869 casos notificados e 3.324 casos confirmados. Desde o dia 1º de janeiro, foram confirmadas 428 internações por dengue.

“Apesar de Campos ter saído da situação de epidemia, o atendimento ainda é muito grande. Em média, atendemos 700 pacientes por dia, em dois centros de referência da dengue (CRD), que funcionam 24 horas por dia”, afirmou o secretário.

Aproximadamente 700 agentes de endemia estão nas ruas de Campos trabalhando na prevenção. De acordo com o secretário de saúde, cerca de 80% dos focos da dengue estão nas residências e é primordial que a população se conscientize que é preciso prevenir e atender os agentes que visitam as casas.

Fonte G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário