terça-feira, 13 de agosto de 2013

Secretaria de Saúde de Cabo Frio inaugura Centro Municipal de Imagem Digital no PAM

Pacientes terão acesso a exames de tomografia, mamografia e radiografia digital.

A Secretaria Municipal de Saúde inaugura amanhã, dia 13 de agosto, às 10h, com a presença do prefeito Alair Corrêa, no PAM – Posto de Atendimento Médico - o Centro Municipal de Imagem Digital, que irá oferecer aos pacientes exames de tomografia, mamografia e radiografia digital, através de modernos equipamentos que já estão em fase de testes desde esta quarta-feira, dia 07 de agosto, na unidade de saúde.

- Os aparelhos já estão instalados e começaram a ser usados hoje. As vantagens são inúmeras. Fazendo uma comparação bem popular, é o mesmo que avaliar um filme em vídeo-cassete e um filme gerado em HD, visto em uma TV de alta-definição. A qualidade da imagem é incrivelmente melhor, além dos recursos oferecidos pelos softwares, já que as imagens podem ser armazenadas e comparadas, sem perda, para a evolução do tratamento - disse o secretário de Administração em Saúde, Demerval Soares.

Cabo Frio é o primeiro município do interior do Estado a disponibilizar este tipo de serviço através do Sistema Único de Saúde. Os exames de tomografia, mamografia e radiologia digital são analisados através de monitores de alta definição que recebem imagens pelo sistema de comunicação e arquivamento, permitindo um diagnóstico mais preciso, o que facilita a geração dos laudos e garante mais qualidade ao serviço. Segundo o médico radiologista José Roberto Mendes, no caso da mamografia digital, por exemplo, o diagnóstico se torna muito mais preciso devido à possibilidade de aperfeiçoar as imagens captadas durante o exame.

- Com esse exame nós podemos clarear ou escurecer, aumentar ou diminuir a imagem da mama, até que fique bem claro para o diagnóstico certo, até mesmo nos casos de tumores menores - afirmou o médico.

Na mamografia digital as imagens são visualizadas nos monitores alguns segundos após a digitalização. Além da visualização mais clara, a mamografia digital também permite que os exames sejam mais rápidos e com menos repetições e menos exposição à radiação para as pacientes.

- Com a mamografia convencional era preciso, muitas vezes, refazer o exame. Muitas pacientes possuem a mama com o tecido muito denso, o que dificulta o diagnóstico de algum tumor. Além disso, com a imagem formada, não era possível manipulá-la. Este método mais moderno reduziu o número de repetições consideravelmente - explicou.

Já em relação ao serviço de radiologia, segundo estudos, as imagens produzidas de forma digital aumentam a satisfação em relação ao diagnóstico em 76% dos casos estudados. O software oferece ao médico detalhes de imagem com alto contraste. E mais: com uma imagem em alta definição, o médico pode aplicar um zoom para uma visão muito mais rica em detalhes. O Raio-X Digital elimina a perda de detalhes em ossos densos e outras áreas com pouca penetração.

- O Raio-X Digital possibilita uma maior confiabilidade da qualidade da imagem e do diagnóstico como nunca visto antes, oferecendo muito mais informações para o médico e, claro, muito mais conforto para o paciente - concluiu o médico José Roberto Mendes.

Neste primeiro mês de funcionamento do novo serviço a intenção é agendar exames inclusive aos sábados para reduzir a demanda dos pedidos já encaminhados à Secretaria Municipal de Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário