terça-feira, 13 de agosto de 2013

Lixão atingido por incêndio é da prefeitura de Saquarema, diz Inea.

Fumaça preta continua sendo vista por quem passa nas proximidades. Equipe de fiscalização deverá visitar o local nesta quarta-feira (14).

Local onde é feito o descarte de lixo foi tomado por incêndio em Saquarema (Foto: Reprodução/Google Maps)

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) informou, na tarde desta terça-feira (13), que é de total responsabilidade da prefeitura o lixão atingido por um incêndio durante a manhã em Saquarema, na Região dos Lagos do Rio. A fumaça preta que chamou a atenção logo nas primeiras horas do dia continua sendo vista durante a tarde por quem passa nas proximidades. Uma equipe de fiscalização do governo do estado deverá visitar o local nesta quarta-feira (14).
"Uma equipe da gerência de licenciamento de atividades de saneamento e resíduos do Instituto Estadual do Ambiente (Gelsar/Inea) irá a Saquarema nesta quarta-feira (14), a fim de avaliar as condições operacionais da área citada, cuja gestão é municipal. O programa Lixão Zero, coordenado pela secretaria estadual do Ambiente, está formalizando parcerias e formando consórcios municipais, a fim de erradicar todos os lixões do estado. 
A maioria das regiões já tem projetos prontos e em andamento. Saquarema, Araruama e Silva Jardim formaram consórcio para a instalação do aterro sanitário que atenderá aos três municípios e cujo projeto está em fase de licenciamento ambiental. Até o final de 2014, todas as cidades fluminenses passarão a descartar os resíduos sólidos em aterros sanitários ou em centrais de tratamento de resíduos (CTR)", diz a nota enviada pelo Inea.

A informação de que a fumaça seria provocada por um incêndio no lixão foi confirmada pelo comandante do Corpo de Bombeiros em Saquarema, major Ricardo Esteves. O lixão fica na Estrada do Rio da Areia, em Bacaxá, distrito da cidade. Montanhas de lixos com mais de 5 metros de altura foram tomadas pelas chamas, o que provocou uma grande fumaça preta que foi espalhada pelo vento por toda a cidade. Moradores acordaram assustados com o cheiro forte de queimado.

Os bombeiros continuam trabalhando no local na tarde desta terça com a ajuda de máquinas e de funcionários da prefeitura e da empresa responsável pela coleta de lixo na cidade. O objetivo é fazer um rescaldo na área, já que a fumaça está saindo por baixo do solo.

A secretaria de Meio Ambiente de Saquarema informou na manhã desta terça que o incêndio teria sido provocado por uma combustão espontânea do gás metano, produzida pelo lixo. No entanto, após a divulgação da nota emitida pelo Inea, nenhum representante da prefeitura de Saquarema foi localizado para comentar o desdobramento do assunto.

Fonte G1

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário