quarta-feira, 24 de julho de 2013

Meio Ambiente, multa e fecha 1001 em Tamoios

Secretaria de Meio Ambiente multa e fecha 
garagem de ônibus no Segundo Distrito
Ação faz parte da politica de adequação ambiental do município



Dando continuidade á uma série de intervenções com o objetivo de adequar o município de Cabo Frio ás normas de preservação ambiental, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente multou e embargou a garagem da empresa de ônibus 1001, no distrito de Tamoios.

A Secretária Vanessa Lima informou que a empresa já havia sido notificada em fevereiro de 2013, mas não realizou as adaptações requeridas. Ainda segundo Vanessa, a fiscalização da Secretaria encontrou no local instalações que permitiam a vazão sem tratamento de todo o óleo de motor, óleo combustível e demais detritos altamente poluentes, diretamente no rio Una. Estes resíduos eram produzidos nas operações de lavagem dos ônibus, manutenção e reparos realizados nas oficinas da empresa e a falta de adequação ás normas ambientais poderia, em um prazo relativamente curto, causar um impacto ambiental extremo.
Segundo informações prestadas pelos técnicos da Secretaria de Meio Ambiente, o embargo persistirá até que providências como a construção de instalações separadoras do óleo e água, bem como a apresentação de planos de gerenciamento de resíduos sólidos e gerenciamento de risco sejam apresentados pela companhia.

Não é primeira vez que a ação firme e decidida da Secretaria de Meio Ambiente intervém no estrito cumprimento das normas: segundo a Secretária Vanessa Lima, o que está sendo implementado é “uma política de ordenamento do município para que todos se adequem ás posturas ambientais”, Episódios como a multa e o embargo das obras de construção do Shopping Park Lagos, a notificação de adequação aplicada em todos os postos de gasolina da cidade, a desativação do lixão da Baía Formosa bem como a própria devolução da orla marítima da Praia do Forte á natureza – o que impulsionou as obras de reformulação tocadas atualmente pela Prefeitura – deixam claro que o meio ambiente na cidade de Cabo Frio está sob a tutela de um órgão disposto a preservar o maior bem que a cidade dispõe: suas belezas naturais.

 Walter Biancardine | Assessoria de Imprensa da Secretaria de Meio Ambiente

Nenhum comentário:

Postar um comentário