terça-feira, 25 de junho de 2013

Movimento Tamoios livre




O Movimento Tamoios livre está organizado e tem vários representantes da sociedade de Tamoios. Não somos um número limitado e todo cidadão que quiser fazer parte pode nos procurar e acrescentar seu nome a lista. Juntos conseguiremos e faremos uma grande caminhada rumo a emancipação.Segue depoimento de uma das companheiras do movimento. 
 Por : Neusa Cardoso 

Mensagem a todas as pessoas de Tamoios em especial aos emancipacionistas.

Só a união de todas as pessoas vai tornar possível a emancipação de Tamoios. A hora é de convergência e não de exclusão ou separatismo.
É momento de pensar grande, alargar os horizontes, não estreitá-los.
Quem não souber pensar no coletivo e ficar atento somente ao seu projeto individual não vai chegar a parte alguma. Vai correr uma São Silvestre e verificar que não saiu do lugar amarrado que está às correntes da vaidade e do egoísmo.
Quanto a mim, que sempre fui pró-Tamoios, sem nunca hostilizar o município-sede, não mudei de lado. Não fechei com este ou rompi com aquele. Continuo na mesma direção: pela emancipação de Tamoios.
E isso vai exigir de nós todos muita flexibilidade mental, capacidade de diálogo e negociação em Tamoios e em Cabo Frio. Contato com o povo para esclarecimento de que as vantagens da emancipação de Tamoios também serão compensatórias a Cabo Frio. Não haverá perdas para ninguém.
Como? Há estudos com indicadores para esse fim como os que foram apresentados pelo dr. François Bremaeker da Ong Associação Transparência Municipal. (oim.tmunicipal.org.br) na Elerj dia 20 de junho passado.
Esse esclarecimento amplo à população é necessário para que todos votem a favor da emancipação no momento em que for realizado o Plebiscito.
Não podemos deixar essa conversa para depois.
Paralelamente aos trâmites legais em andamento, - aprovação da PLC 416/08 pelo Senado e sanção presidencial, o convencimento da população dos dois municípios tem de acontecer agora.

A hora é favorável
A adesão do prefeito Alair Correa é fundamental para as negociações. Não podemos esquecer que partiu dele a iniciativa do processo de emancipação de Tamoios. Formas de realização desse processo começam a receber sugestões e críticas,  mas é inegável que a posição dele poderá ter peso decisivo na etapa do convencimento dos eleitores, principalmente os de Cabo Frio.
E a partir daí, teremos de fazer  a costura política com outros políticos de Cabo Frio, de lideranças e representantes da sociedade civil organizada. Sabem por quê?
São três as atuais regras para criação legal de municípios:

1 – estudo de viabilidade econômica. Etapa em que Tamoios está aprovado e
      Podemos conferir isso em estudo elaborado pelo especialista Guimerme
      Mercês, gerente de Economia e Estatística da Firjan.

2 – Número mínimo de habitantes: 12 mil. Nós já somos 60 mil. Também está aprovado por número de habitantes.

3 – Terceira condição: ser aprovado no Plebiscito que envolverá toda a população, a de Tamoios e de Cabo Frio.

Cartório Eleitoral
Minha caminhada por toda Tamoios na campanha de 2012 me deixou muito claro que precisamos urgente de um Cartório Eleitoral em Tamoios.
Muitos eleitores com quem conversei estão em Tamoios já há alguns anos mas tiveram dificuldades em transferir o título por causa da distância entre Tamoios e Cabo Frio (mais de 45 km) e tudo o que fazem é justificar a ausência do voto.
Quem depende de ônibus, quando vai a Cabo Frio sabe que vai sair de manhã e só voltará à noite. E muitas vezes volta de mãos vazias, sem ter obtido o que queria já que existe muita burocracia para se obter o título.

Nenhum comentário:

Postar um comentário