quinta-feira, 23 de maio de 2013

Programação é voltada para a juventude católica da Região dos Lagos.
Cidade ficará movimentada com palestras e shows neste domingo (26).

Acontece neste domingo (26), na Praça Porto Rocha, a Peregrinação dos Ícones da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). O evento, promovido pelas paróquias da cidade, tem o apoio da Prefeitura de Cabo Frio, através da Secretaria de Eventos.

Na ocasião, estarão reunidas no local todas as paróquias das cidades de Saquarema, Araruama, Iguaba, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Búzios e Arraial do Cabo, num grande evento da comunidade católica.
O evento começa às 9h30 com apresentações da banda Frutos do Eterno e pregações com os padres Éric, Dionísio e Kiko. Depois da missa campal, o show de encerramento do evento será feito pela banda católica Dominus.

No local, haverá a venda de produtos alusivos à JMJ, além de uma praça de alimentação com barracas dispostas nos dois sentidos da Avenida Nossa Senhora da Assunção.

Jornada Mundial da Juventude
Os Ícones da JMJ Rio 2013 chegaram à Arquidiocese de Niterói no dia 19 de maio, no evento “Bote Fé” realizado na Praia de Icaraí, com um público estimado em 70 mil pessoas. Depois do evento, deu-se início ao movimento de peregrinação dos ícones, que passarão por 14 municípios e cerca de 80 paróquias.

Desde 1984, quando os jovens acolheram o desejo do Papa João Paulo II, a cruz da Jornada Mundial da Juventude peregrinou pelo mundo. Em 1994, a cruz começou um compromisso que se tornou uma tradição: sua jornada anual pelas dioceses do país-sede de cada jornada internacional.

Já em 2003, o Papa deu aos jovens um segundo símbolo de fé para ser levado pelo mundo, acompanhando a cruz da JMJ: o ícone de Nossa Senhora, como um meio de preparação espiritual para o grande evento.

Programação em Cabo Frio
8h30 – Santa Missa (Matriz Auxiliar)
9h30 – Chegada das Paróquias da Região dos lagos
10h – Boas-Vindas
10h15 – Apresentação dos Símbolos
11h – Pregação
12h – Ângelus
12h10 – Almoço
13h30 – Animação
14h30 – Atividade
15h30 – Intervalo
16h – Pregação
17h – Santa Missa seguida de Show Católico com a banda Dominus
Fonte G1

 E nesta segunda-feira a Cruz Peregrina estará em Tamoios

Símbolo da Jornada  Mundial da Juventude 2013 da Igreja Católica, a cruz está percorrendo as paróquias da Região dos Lagos

A Cruz Peregrina, que é o símbolo da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) da Igreja Católica, acompanhada da imagem da Virgem Maria, passam pelo Distrito de Tamoios na manhã desta segunda-feira (27/5).

A paróquia Nossa Senhora de Fátima, localizada no bairro de Unamar em Tamoios, será a responsável pela recepção a Cruz Peregrina que permanecerá por uma hora e meia na paróquia, onde se realizará a oração de um terço vivo, em celebração a passagem da cruz pelo Distrito de Tamoios. O evento tem início previsto para as 7h30.

A Cruz Peregrina foi oferecida pelo papa João Paulo II a todos os jovens católicos em 1985 ano em que começaram a ser realizadas as Jornadas Mundiais da Juventude. A partir daí, a cruz se tornou o símbolo mundial da juventude, sendo que em 2003 a imagem de Nossa Senhora passou a acompanhar a Cruz em suas peregrinações.

A Jornada Mundial da Juventude é um evento religioso e consiste na reunião de milhares de jovens católicos,  é realizado a cada dois ou três anos em uma  cidade escolhida para celebrar a jornada, que possui como foco a comunhão dos jovens em torno da mensagem deixada pelo Cristo, este ano o lema da jornada é: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19).

A Jornada Mundial da Juventude 2013 será realizada no Rio de Janeiro de 23 a 28 de julho, onde pessoas do mundo inteiro se encontrarão. Em Tamoios 230 jovens peregrinos vindos de outros países especialmente para participar da JMJ 2013. Os visitantes ficarão hospedados nas casas de famílias católicas do Distrito.

Texto: Katyuscia Chaparral | Assessoria de Imprensa da CODESTAM

Nenhum comentário:

Postar um comentário