domingo, 4 de dezembro de 2011

JORNAL CORREIO BRASIL

Dilma diz que Brasil aumentou em 25% comércio com latino-americanos

A presidenta Dilma Rousseff disse na quinta-feira à noite, em Caracas, que o Brasil aumentou em 25% o comércio com os países latino-americanos. Para Dilma, a integração regional atuará como “motor” para o desenvolvimento dos 33 países da América do Sul e do Caribe. Segundo ela, a inclusão social e o desenvolvimento sustentável devem orientar as propostas das parcerias firmadas no âmbito da região.
celac
Celac é a Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos, foi criada em 2010 e se diferencia da OEA por não incluir EUA e Canadá
– A integração produtiva com os países vizinhos é uma parte essencial de nossa estratégia para encontrar o crescimento e a capacitação de pessoas para tirá-las da pobreza e proporcionar oportunidades–, disse Dilma.
– Eu considero que estamos em outra fase. Nós podemos construir uma integração que seja realmente produtiva e que nos leve ao crescimento das economias e dos nossos povos. E nos leve a um processo que não seja a exploração de um país por outro– , acrescentou.
Na conversa com o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, foram destaque as obras da Refinaria de Abreu e Lima – em Ipojuca, na região metropolitana de Recife – construída em parceria pelo Brasil e a Venezuela. As obras, que começaram em 2007, só devem ser concluídas em 2012.
Paralelamente, Dilma e Chávez firmaram 11 acordos bilaterais que envolvem a construção de casas populares, ações nas áreas de agricultura, ciência e tecnologia, petróleo, energia, o incremento das relações comerciais e econômicas. A ideia é ampliar a plantação de soja utilizada como ração animal.
Dilma está em Caracas para participar da 3ª Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da América Latina e do Caribe (Calc) e 1ª Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, o Itamaraty, o Brasil mantém embaixadas permanentes em todos os países da Celac. Os números mostram ainda que a corrente de comércio com os países da região cresceu cerca de quatro vezes em oito anos, no período de 2002 a 2010.
O intercâmbio comercial do país com a América do Sul, América Central, o México e Caribe atingiu, em 2010, US$ 78 bilhões. Em 2011, até setembro, o intercâmbio comercial com a região alcançou US$ 69 bilhões.
O que é a Celac?
É a Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos, é a mais nova das siglas regionais: foi criada em 2010 e se diferencia da OEA(Organização dos Estados Americanos) por não incluir EUA e Canadá entre seus membros.
Pimentel defende união de países latino-americanos para enfrentamento da crise
O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, defendeu na quarta-feira a união dos países emergentes para o enfrentamento dos efeitos colaterais da crise econômica mundial. Segundo ele, essa é a única forma das nações alcançarem a integração econômica. “Gastamos muito tempo com discursos sobre o curto prazo, mas temos, agora, que traçar metas para os próximos dez anos para garantir a sustentabilidade e o desenvolvimento dos nossos países”, disse, ao participar da Conferência Américas+10: Empresas e Empresários nas Américas em 2022.
O encontro discute projetos de desenvolvimento regional dos países da região para os próximos dez anos e é coordenado pelo Conselho Empresarial da América Latina (Ceal-Brasil).
Pimentel destacou a importância do encontro da Celac e lembrou que os 33 países que vão estar presentes têm, juntos, um Produto Interno Bruto (PIB) superior ao da China. “Por isso, a união dos países é importante, pois, isoladamente, cada um pode parecer pouco, mas juntos nos tornamos todos fortes”

PSB reelege Eduardo Campos para a Presidência Nacional da legenda

Dilma recebe o apoio de Eduardo Campos O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, foi reeleito hneste sábado presidente nacional do PSB, durante o 22º Congresso Nacional do…
3/12/2011 18:38 / Comente (0) / Leia mais

Coluna Esplanada – Extra:ANTT faz fiscalização de fachada nas estradas

ônibus Por Leandro Mazzini - Responsável pela fiscalização de transporte de carga e de passageiros, em 10 anos de existência a…
3/12/2011 14:58 / 2 Comentários / Leia mais

Marco Maia quer apurar denúncia contra Lupi e vai abrir sindicância

Marco Maia O presidente da Câmara no exercício da Presidência da República, deputado Marco Maia (PT-RS), adiantou que, na segunda-feira, vai criar…
3/12/2011 13:42 / Comente (0) / Leia mais

Dilma diz que acordo entre Petrobrás e PDVSA cria “pólo de desenvolvimento”

Dilma A presidente Dilma Roussef disse que o acordo entre a Petrobrás e a venezuelana PDVSA deverá contribuir para o desenvolvimento…
2/12/2011 14:44 / 6 Comentários / Leia mais

Conclusão de refinaria conjunta em PE é ‘desafio’, dizem Dilma e Chávez

Dilma Em sua primeira visita à Venezuela, a presidente Dilma Roussef e seu colega venezuelano, Hugo Chávez, voltaram a se comprometer,…

Nenhum comentário:

Postar um comentário